Coleta de Lixo Eletrônico - Fliperama Espaço Colaborativo
18 a 25 de Outubro
9h às 18h
Fliperama Espaço Colaborativo
Rua Orestes Guimarães, 876, 4o Andar América
Inscrições na hora e no local

Durante a SLZ 2019, o Fliperama Espaço Colaborativo estará recebendo doações de lixo eletrônico da linha verde (computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares). Para agendar sua doação, você pode entrar contato com o Fliperama (47) 3029 5060, estamos na Rua Orestes Guimarães, 876 em frente a Unimed. Dar destinação correta a linha verde faz bem para o meio ambiente e pode ajudar na inclusão digital de crianças e idosos. Este é o objetivo da Free Geek Joinville, empresa que beneficia peças de computador e destina esses equipamentos completos e funcionais para escolas, asilos e instituições do terceiro setor.

Coleta de Lixo Eletrônico - Copapel
18 a 25 de Outubro
8h30 às 18h
Copapel
Rua Dona Francisca, 2499, Saguaçu
Inscrições na hora e no local

Estaremos recebendo seu lixo eletrônico que está lá naquele cantinho de sua casa, traga para descarte aqui na Copapel e contribua para a preservação do meio ambiente.

Coleta de Lixo Eletrônico - Sustentare
18 a 25 de Outubro
8h às 20h
Sustentare Escola de Negócios
Rua Coronel Santiago, 400 - Anita Garibaldi

A Sustentare Escola de Negócios agora conta com um ponto de coleta de lixo eletrônico fixo. Você sabia que o lixo eletrônico, quando não descartado corretamente, pode causar prejuízos ao meio ambiente e à saúde? Pensando nisso, a Sustentare Escola de Negócios conta agora com um ponto de coleta desse tipo de material. A iniciativa partiu de um grupo de alunos, durante o módulo de Gestão da Mudança e Inovação. A Sustentare então convida todos os alunos e a comunidade em geral a trazer para a escola aqueles equipamentos que não são mais utilizados, como celulares antigos, carregadores, computadores, aparelhos de som, televisores e eletrodomésticos em geral. Todo o lixo eletrônico será recolhido mensalmente pela empresa Reset, que reaproveita materiais e dá o destino adequado a cada tipo de componente. Faça a sua parte! Dê o destino correto ao seu lixo eletrônico!

Desafio Fit Rôgga
20 a 26 de Outubro
Horário conforme disponibilidade dos colaboradores
Todos os lugares
Ação interna

O Desafio Fit Rôgga tem como objetivo incentivar atividades físicas dos colaboradores da Rôgga Empreendimentos e possuirá premiação coletiva e individual para aqueles que obtiverem maior pontuação ao final do programa. Uma das formas de pontuar é realizar atividades físicas e postar na rede interna da empresa. Pensando em promover a SLZ, quem realizar exercícios entre os dias 20-26/10 realizando a coleta dos resíduos encontrados pelo trajeto pontuará em dobro.

Coleta de Lixo Eletrônico - UNICREDI
21 a 25 de Outubro
9h às 15h
Agências Unicredi Joinville
Só levar seus resíduos no local.

Estaremos recebendo seu lixo eletrônico que está lá naquele cantinho de sua casa, traga para descarte aqui na Unicredi e contribua para a preservação do meio ambiente. Pontos de coleta: Ag. Centro Hospitalar Unimed - R Orestes Guimarães, 905, Bloco B - América + Ag. Getúlio Vargas - Rua Padre Kolb, Nº 1382 - Anita + Ag. Joinville - Rua Blumenau, 425 - América.

I Hackathon Semana Lixo Zero: Construção Civil
24 e 25 de Outubro
8h às 21h30
Ágora Tech Park
Rua Dona Francisca, 8300, Sala de Treinamentos, Distrito Industrial
Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/i-hackathon-semana-lixo-zero-construcao-civil__677070

Em parceria com o a Rôgga Empreendimentos e o Projeto Resgate, a Semana Lixo Zero apresenta o "I Hackathon Semana Lixo Zero: Construção Civil" que tem por finalidade o desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras e aplicáveis para Gestão de Recursos e Resíduos da Construção Civil, serão 4 desafios e 10 equipes em uma maratona de 48h nos dias 24 e 25 de Outubro, no ______________. A equipe vencedora terá acesso à um projeto de estágio, remunerado, de 6 meses na Rôgga Empreendimentos. Os desafios do evento são os seguintes: - Redução, segregação, reciclagem e destinação eficiente dos resíduos no canteiro de obra; - Reaproveitamento, Reciclagem e manejo de resíduos químicos gerados na obra (tintas, solventes, pinceis, óleos etc.); - Uso, reaproveitamento e reciclagem de Gesso; - Captação, armazenamento, uso e tratamento da água no canteiro de Obra. Leia o edital, se inscreva e participe! Contexto: Segundo o relatório Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2017 da ABRELPE, foram coletadas 45 milhões de toneladas de Resíduos da Construção Civil (RCC) em 2017. Em comparação, foram coletadas 71,6 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) (Resíduo Domiciliar). Portanto, a quantidade coletada de RCC é igual à 57% da coleta de resíduos domiciliares, o que evidencia o volume e impacto desse tipo de resíduos. Por suas características específicas os resíduos de construção civil representam um dos maiores volumes de geração de resíduos nos municípios, porém, identifica-se que são resíduos de alto valor agregado e potencial de reciclagem e reaproveitamento. Esse potencial, porém, só se efetiva a partir da correta segregação dos materiais, prática pouco desenvolvida nos canteiros de obra atuais, e não é incomum que a destinação desses materiais muitas vezes sejam inadequadas gerando impactos ambientais. É importante entender os resíduos como indicador de eficiência dos processos, quanto mais matéria prima sai do canteiro de obra em forma de resíduo, menor é a eficiência no uso dos materiais. Portanto esse Hackathon busca soluções que visem a utilização eficiente de recursos e minimizem a geração dos resíduos de construção civil. Se inscreva e venha contribuir para a solução!

Palestra: Consumo consciente e Lixo Zero
25 de Outubro
15h
Escola Municipal Professor João Motta Pires
R. Parati, 590 - Nova Brasília
Palestra exclusiva para alunos da escola

Ação dos Engenheiros Sem Fronteiras. É logo nos primeiros anos da nossa vida que começamos a formar nossos valores sociais. Por isso, a importância da conscientização ambiental logo na educação de base. Nossos palestras são divertidas, didáticas e possuem o objetivo de estimular crianças a conservação do meio ambiente.

Fórum: Gestão de Resíduos na Indústria
25 de Outubro
14h às 17h30
ACIJ - Sala Tigre
Avenida Aluísio Pires Condeixa, 2550 - Saguaçu
Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/forum-gestao-de-residuos-na-industria__668322

Em parceria com os Núcleos de Meio Ambiente e Núcleo de Consultoria Ambiental e Saneamento da ACIJ, a Semana Lixo Zero apresenta o "Fórum: Gestão de Resíduos na Indústria" que tem por finalidade abordar a temática dentro das indústrias e empresas da região, fomentando o compartilhamento de soluções, a criação de parcerias e a evolução compartilhada da gestão de resíduos em Joinville. Abrindo o evento, os cases da Neogrid e suas soluções eficientes para cadeia de suprimentos que reduzem desperdícios e resíduos, e da AMBEV, apresentando seu programa de reciclagem pós-consumo, trarão uma visão integral do contexto produtivo e como direcionar de forma estratégica a questão dos resíduos. Além disso, uma rodada de negócios para unir as demandas e as soluções em destinação de resíduos das empresas da região, fortalecendo o networking e gerando oportunidades de negócio compartilhadas. Se você busca novas e melhores oportunidades para destinar seus resíduos, ou possui algum processo, maquinário ou tecnologia para a destinação e tratamento correto dos resíduos, se inscreva no link abaixo: INSCRIÇÃO RODADA DE NEGÓCIOS: https://forms.gle/hRvCfu2eeRHoMQ639 Cronograma: 1- Painel de Abertura - 14h às 15h Apresentação dos cases da Neogrid e AMBEV: da cadeia de suprimentos ao pós consumo. Convidados: David Abuhab - Diretor de novos negócios da M&A | Mariana Bazzoni - Gerente de Sustentabilidade da AMBEV Mediação: Gustavo Ritzmann - Consultor e Cofundador da Rastro Sustentabilidade 2- Rodada de Negócios - 15h às 17h A partir das demandas levantadas pelas empresas dos Núcleos da ACIJ - Consultoria Ambiental e Saneamento; Meio Ambiente - serão convidadas empresas que possuem soluções em destinação, transporte e gestão de resíduos. Teremos a organização de uma Rodada de Negócios para geração de networking e soluções compartilhadas para gestão de resíduos.

Free Geek Joinville - Montagem e manutenção de computadores
25 de Outubro
18h às 20h
Fliperama Espaço Colaborativo
Rua Orestes Guimarães, 876, 4o Andar América
Incrições com joao@elclandestino.com.br

Nesta oficina mão na massa, vamos entender como beneficiar lixo eletrônico da linha verde da forma correta, com o objetivo de montar computadores funcionais para instituições sociais que promovam a inclusão digital. Conheça um pouco sobre a Free Geek (texto retirado do site https://www.freegeek.org/who-we-are): "Free Geek’s mission is to sustainably reuse technology, enable digital access, and provide education to create a community that empowers people to realize their potential. At the turn of the millennium, Free Geek was founded to create digital equity through environmental sustainability." Esta oficina marca o lançamento ofical da Free Geek Joinville, iniciativa idealizada em Joinville e inspirada livremente no conceito da freegeek.org. Venha fazer parte da mudança! Um por todos e todos por zero!

Rota da Reciclagem
25 de Outubro
8h30 às 12h
UDESC Joinville
Rua Paulo Malschitzki, 200, Zona Industrial Norte
Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/rota-da-reciclagem---semana-lixo-zero__675519

Como nos últimos anos da Semana Lixo Zero, em parceria com a UDESC Joinville teremos a 4ª edição da Rota da Reciclagem. O principal objetivo é termos visitas técnicas de alto nível, com ônibus saindo da UDESC em direção à empreendimentos e empresas que aplicam o conceito lixo zero em seus processos : Dia 25/10 - Matutino 08:30 - Saída UDESC 09:00 as 10:00 - Visita Aterro Sanitário de Joinville 10:00 - 10:30 - Translado 10:30 - 11:30 - Visita Cooperativa Reciclagem Assecrejo 11:30 - 12:00 - Retorno UDESC

Cineclube UDESC - Documentário "Lixo Extraordinário"
25 de Outubro
15h às 16h30
UDESC Joinville - Auditório do Bloco F
Rua Paulo Malschitzki, 200 - Zona Industrial
Inscrições na hora e no local

Lixo Extraordinário é um documentário anglo-brasileiro lançado em 2010. O documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias. O aterro também foi o cenário de um outro documentário brasileiro, também premiado: Estamira (2004), de Marcos Prado.

Painel: Tá na Moda - comer e vestir consciente
26 de Outubro
9h30 às 12h
Casa 97
Rua Arco Íris, 97 - Iririú
Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/painel-ta-na-moda---comer-e-vestir-consciente__684390

Quando tem acesso, cada ser humano come pelo menos 3 vezes ao dia... Roupas, em geral, todo mundo deveria andar vestido com roupas limpas e aquecido em dias frios... E aí a gente pergunta: como vamos suprir as demandas por alimentos e roupas de 7 bilhões de pessoas? Existem pesquisas que afirmam que vamos atingir a casa de 10 bilhões de pessoas no anos 2050. Será que estamos preparados? Como objetivo de trocar experiências e criar soluções sustentáveis para a moda e alimentação, criamos o painel TÁ NA MODA - COMER E VESTIR CONSCIENTE. Evento organizado pela Global Shapers e Rastro Sustentabilidade, a mediação do painel ficará por conta do Arthur Rancatti - consultor e cofundador da Rastro. Os(as) convidados(as) são mais que especiais: Gabi Mahamud - Fundadora e CEO na GoodTruck Brasil, colunista na Gazeta do Povo e autora do livro Flor de Sal. Lívia Rudolph - Economista,com mestrado e doutorado em Administração pela USP e estágio de pesquisa em Sustentabilidade pela Universidade de Kyoto - Japão. Professora da Faculdade Senac Jaraguá do Sul e da Uniasselvi em Guaramirim. Participante voluntária do Global Shapers Joinville, Fashion Revolution e Climate Reality Project. Marie Ribeiro - Designer de Moda (UNIVILLE - 2012) - Mestra em Design (UDESC - 2016) - Consultora de Imagem (ENMODA - 2017) - Docente nos cursos de Design e Fotografia (UNIVILLE - Desde 2017) - Coordenadora do projeto Integrado (ensino, pesquisa e extensão) Paralelos Coletivos (UNIVILLE - 2019/20). Thales Dantas - Engenheiro ambiental (UFU), mestrando em engenharia ambiental com foco em avaliação do ciclo de vida e economia circular (UFSC), pós-graduado em meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade (UCAM). Membro da rede Global Shapers (Florianópolis Hub), iniciativa do World Economic Forum. Fellow da Sustainable Development Solutions Network – Youth (UN-SDSN Youth), iniciativa da ONU. Membro da Comissão de Estudo Especial de Economia Circular (CEE-323), grupo de especialistas formado pela ABNT para o desenvolvimento da nova norma ISO de economia circular. A partir das 9h30 tomaremos um café da manhã juntos(as), cada um pode levar algo para compartilhar. Inscrições gratuitas e limitadas. Realização: Global Shapers e Rastro Sustentabilidade Apoio: Casa 97 | Mercearia Bem Estar Veg | Fashion Revolution

Gaia Live - Oficina de Sustentabilidade Interior
26 de Outubro
15h às 17h
Instituto Viva a Cidade
Rua Xavantes 476, Atiradores
Incrições com yulia.waltorna@gmail.com

O movimento da natureza é cíclico, orgânico e harmonioso. Tudo tem seu começo e fim. Tudo é interligado. Também somos frutos da natureza, mas estamos cada vez mais desconectados dela e de nós mesmos. O Fluxo vital natural se rompe através de pensamentos negativos, maus hábitos e emoções destrutivas. Você vibra na paz o dia todo? Consegue lidar com o caos externo sem ser afetado? Se sente leve? Há muita Energia vital? Venha compreender a Sabedoria Universal que a Natureza ensina. O nosso planeta se regenera a cada momento e nós também podemos aprender a nos regenerar, aperfeiçoando a habilidade de viver em união que começa por dentro. Esta atividade tem como o objetivo ajudar líderes, empreendedores e educadores desenvolverem a capacidade da Sustentabilidade Interior através de práticas Integrativas (respiração consciente, atenção plena, meditação) propiciando a autoconfiança e expansão da consciência. E o mais legal é que não há lugar melhor para fazer isto que no colo da nossa grande mãe Gaia. O contato com a natureza já é um presente pra gente urbana. Poder aprender "viver vivendo" no Aqui e Agora é uma oportunidade única! 26.10.2019, Gaia LIVE acontece como a Ação da Semana Lixo Zero Joinville trazendo o olhar sistêmico para o desenvolvimento sustentável e a aprendizagem de instrumentos da transformação pessoal que permite realizar o gerenciamento do potencial individual e organizacional. O Gaia Live é para quem deseja: ! Fortalecer sua automaestria ! Treinar a habilidade da conexão ! Renovar suas energias Obs.: Temos 20 vagas disponíveis, esperamos você com muita alegria, às 15 horas. A atividade, de 2 horas, é gratuita, porém peço que traga um lanche para o Cafe Compartilhado. Autora e Facilitadora Yulia Mikolaevna Boyarchuk. Expert em Desenvolvimento Integral para pessoas e organizações, Trainer Transformacional. Gestora do Núcleo do Feminino Consciente do Instituto Viva a Cidade. Formada em Letras, Coaching, PNL, Psicosíntese, Método de Registros Akashicos, Reiki, Bioorgonomia. Mãe, Empreendedora, Signatária do Movimento Nacional ODS.

Feira No Quintal Joinville
26 de Outubro
10h às 19h
Loja SuitS / Illuminé Aromas
Rua Dona Francisca, 2590
Só chegar!

No Quintal é um evento colaborativo que conta com a participação de mais de 50 expositores regionais de artesanato e gastronomia. Estamos fomentando o uso de copos retornáveis e ecobags; e exclusão de plástico. Colaboradores sustentáveis são valorizados no evento. Além disso, o lixo orgânico gerado na feira será utilizado para compostagem.

Visita ao Sítio da Família Gehlen
26 de Outubro
8h30 às 12h
Sítio Família Gehlen
Rua Ministro Calogeras, 1514
Incrições com Thati - 3202-9800

Dando continuidade ao evento realizado na Mercearia Pura Vida na semana Lixo Zero de 2018, o produtor orgânico Edison Gehlen, abrirá as portas do seu Sítio na Estrada Primo Daniel para visita. Nessa visita o Seu Edison recepcionara os visitantes com um delicioso café da manhã orgânico e apresentará a sua propriedade. Produtor orgânico desde 2000 e certificado atualmente pela Crugnier, ele irá compartilhar sua experiência em plantio orgânico direto, elaboração de compostos, diversidades de plantas comestiveis, mini verduras, pancs e plantio em vasos. Ponto de encontro na Mercearia as 8h30 para compartilhamento de caronas e saída todos juntos rumo ao sítio.

Barreira de contenção de lixo - Rio Cachoeira
26 de Outubro
8h30 às 17h
Ponte do Mercado Público Joinville
Av. Dr. Paulo Medeiros, S/N - Centro

Atividade dos Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Joinville. Sabemos que a solução para nossos rios é muito mais complexa do que uma barreira! O lixo se acumula, provocando assoreamento dos rios e muitas vezes até mesmo o fluxo da água é interrompido. Mas e eu com isso? Alguns exemplos de consequência direta na vida urbana são as enchentes e doenças provocadas por água contaminada. Com essa ação queremos alertar as pessoas de que tudo que vai, volta!