Palestra: Como Financiar a Transformação Socioambiental?
18 de Outubro
16h
UDESC Joinville - Sala L304
R. Paulo Malschitzki, 200 - Zona Industrial Norte

Quais são os desafios do financiamento da inovação de impacto socioambiental? Como cada um de nós pode contribuir? Já se perguntou onde vai parar o seu dinheiro quando coloca em um banco? Que tipo de organização ele está nutrindo? Está contribuindo para construção do mundo que você acredita? - Por que e o que é inovação de impacto socioambiental; - Papel do financiamento para inovação socioambiental; - Tipos de capital e como eles podem influenciar a transição; - Exemplos de mecanismos/práticas no Brasil; - Qual nosso papel na transição? - Divulgação do premio que busca incentivar e reconhecer trabalhos acadêmicos de Investimentos e Negócios de Impacto

Abertura: Plogging Limpeza Urbana
18 de Outubro
13h às 16h30
ADE - Embraco
R. Rui Barbosa, 925 - Costa e Silva
No local

Quer unir esporte e conscientização ambiental? Participe da 2ª Edição do Plogging, uma caminhada para recolher resíduos ao longo do trajeto. O evento é realizado pela Embraco e ocorre na Associação Desportiva Embraco (ADE). Venha com roupa e calçado confortáveis, traga sua garrafinha de água e nos ajude a limpar o entorno! Serão distribuidos sacos de lixo, luvas e faremos um ótimo alongamento para aquecer antes da ativiade.

Opções lixo zero de higiene e beleza
18 de Outubro
16h
Mercearia Pura Vida
Rua Ministro Calogeras, 1514
Incrições com Thati - 3202-9800

Vamos apresentar as diversas alternativas lixo zero de produtos de higiene, cuidados pessoais e beleza já disponíveis no mercado. Uma pequena mudança de hábito sua pode fazer uma grande diferença ao nosso Planeta. Venha compartilhar novas ideias e trocar experiências.

Plastic-free Week
18 de Outubro
8h às 18h
British and American English School
Rua Tijucas 388, América
Ação interna

Nossa escola incentiva os alunos a diminuírem o consumo de copos descartáveis já há algum tempo, pedindo para que sempre tragam suas garrafinhas ou copos reutilizáveis para o consumo de água, café ou bebidas em geral, com mensagens enviadas por whatsapp e cartazes perto do bebedouro. A Semana Lixo Zero será importante para conscientizarmos ainda mais nossos alunos sobre o tema. Durante a semana iremos oferecer somente copos e canecas reutilizáveis na recepção da escola. Contando com a adesão de todos à Plastic-free Week British and American!

Palestra: Consumo consciente e responsabilidade sobre os resíduos gerados
18 de Outubro
15h
Escola Municipal Júlio Machado da Luiz
R. Jativoca, 1800 - Nova Brasília
Palestra exclusiva para alunos da escola

Ação dos Engenheiros Sem Fronteiras. É logo nos primeiros anos da nossa vida que começamos a formar nossos valores sociais. Por isso, a importância da conscientização ambiental logo na educação de base. Nossos palestras são divertidas, didáticas e possuem o objetivo de estimular crianças a conservação do meio ambiente.

Confecção de objetos de crochet
18 de Outubro
14h
Rádio UDESC FM Joinville
R. Otto Boehm, 30

A oficina terá como facilitadora a artesã Norma Sueli Murara Moraes. Leve sacolas de plástico (pode ser de qualquer cor e tamanho). Se você puder, traga agulha de crochet n. 3 ou 3,5 e uma tesoura. Será feito uma sacola de crochet durável, leve e fácil de lavar.

Coleta de Lixo Eletrônico
18 a 27 de Outubro
9h às 18h
Fliperama Espaço Colaborativo
Rua Orestes Guimarães, 876, 4o Andar América
No local

Durante a SLZ 2019, o Fliperama Espaço Colaborativo estará recebendo doações de lixo eletrônico da linha verde (computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares). Para agendar sua doação, você pode entrar contato com o Fliperama (47) 3029 5060, estamos na Rua Orestes Guimarães, 876 em frente a Unimed. Dar destinação correta a linha verde faz bem para o meio ambiente e pode ajudar na inclusão digital de crianças e idosos. Este é o objetivo da Free Geek Joinville, empresa que beneficia peças de computador e destina esses equipamentos completos e funcionais para escolas, asilos e instituições do terceiro setor.

Coleta de Lixo Eletrônico
18 a 27 de Outubro
8h30 às 18h
Copapel
Rua Dona Francisca, 2499, Saguaçu
No local

Estaremos recebendo seu lixo eletrônico que está lá naquele cantinho de sua casa, traga para descarte aqui na Copapel e contribua para a preservação do meio ambiente.

Limpeza da Avenida Santos Dumont
19 de Outubro
9h às 11h30
Concentração em frente Igreja Siloé
Avenida Santos Dumont, 1225
No local

"Não é meu lixo, mas é meu planeta". E é nossa cidade, que queremos manter limpa e saudável! Causa muito incômodo caminhar ou pedalar por aí e ver tanto lixo no chão, não é mesmo?Mas não é somente o impacto visual que incomoda, o lixo jogado no chão é vetor de doenças e chega facilmente nos bueiros, podendo entupi-los, favorecendo as enchentes na cidade. Muito desse lixo chega também aos rios e até a nossa querida Baia da Babitonga. Vamos agir e nos unir para mudar isso? Vamos fazer uma limpeza e resgatar a beleza de Joinville com grande impacto! Dia 19 de outubro, às 9h, iremos nos reunir na frente da Igreja Siloé, na Avenida Santos Dumont, 1225 para um mutirão de limpeza. Esta ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos.

I Encontro de Composteiros de Joinville
19 de Outubro
14h às 16h
Café Castelo do Monte
Rua: Otto Boehm, 578 - América
No local

A compostagem é uma das formas mais simples e baratas de tratarmos nossos resíduos orgânicos com a finalidade de transformá-los em adubo. Muitas pessoas já fazem compostagem em nossa cidade de diversas formas, então, pensamos em reunir essa galera num encontro para trocar experiências, minhocas, e montarmos 2 modelos de compostagem juntos no Castelo do Monte. Teremos a presença de profissionais especializados no tema para tirar dúvidas gerais dos processos e também compartilhar conhecimento. Vem, é para toda a família e o lugar é pra lá de especial.

Feira: Get Together - Jaya Yoga
19 de Outubro
14h às 18h
Jaya Escola de Yoga
Rua Fernando Machado, 425 - América
https://bit.ly/31UQtPB

O Jaya Yoga é um espaço de estudos e práticas para corpo, mente e alma! Nessa Semana Lixo Zero abrimos as portas do nosso espaço para recebê-los com diversas atividades e oficinas: - Exposição de produtos locais e artesanais - Bazar de roupas e acessórios Oficinas: - Pintura em madeira - Filtro dos Sonhos - Garrafinhas terapêuticas Além de comes e bebes! Venha se divertir com a gente!

Prática de Meditação Ativa
19 de Outubro
15h às 17h30
CasaZen Joinville
Rua XV de novembro, 3269 - Glória

A meditação ativa é um convite ao movimento corporal através de uma técnica tântrica afim de diluir a identificação com os pensamentos; que geram resíduo e fluxo mental intenso. Ela utiliza do corpo como ferramenta de expansão. Nesse tipo de prática, o corpo funciona como instrumento, como veículo para acessar o silêncio, o ilimitado. Por isso o uso da palavra expansão. Da forma como a sociedade está estabelecida, a racionalidade impera e reprime seus movimentos...reprime seu caminhar, seu dançar, o tom de voz, a expressão corporal como um todo. Uma vigilância comportamental ininterrupta. Então, as meditações ativas vão se valer dessa energia concentrada e reprimida no corpo, para ultrapassar a barreira da racionalidade, aparentemente firme e estabelecida. Sem busca por motivos, respostas ou conceitos enclausurantes, o corpo dança...vibra...explode...VIVO! Texto: A Jornada - do início ao antes

Blitz NSC e Renovigi
19 de Outubro
14h às 16h
NSC Joinville | Mirante
Rua Pastor Guilherme Ráu, nº 250, Saguaçu
Só chegar!

A Rádio Atlântida em parceria com a empresa Renovigi, irão conscientizar e informar as pessoas sobre a Semana Lixo Zero em Joinville, através de uma ação de Blitz ao ar livre, aberta ao público.

Concurso Artístico Reciclagem no dia-a-dia
19 de Outubro
9h às 12h
Embraco Fundição - evento interno
R. Dona Francisca, 12500, Pirabeiraba

A Embraco realiza um Concurso Artístico para filhos e sobrinhos de colaboradores. Os participantes são convidados a produzir um vídeo ou criar um evento com o tema da Semana Lixo Zero: “Um por todos e todos por zero (resíduo)”. Os selecionados serão expostos no evento Dia da Família, que ocorre no sábado, 19 de outubro, na Embraco Fundição.

Feira de Trocas e Bazar Sustentável
20 de Outubro
14h às 18h
Bonjour Coworking
Rua João Theis, 99 - tiradores
Só chegar!

Você tem algo que não usa mais ou não faz mais sentido na sua vida? Que tal liberar para outra pessoa? Que tal trocar ou vender? O evento é uma oportunidade para praticar o desapego. Deixar fluir o que atualmente está parado e garimpar coisinhas que possam fazer mais sentido para a nossa vida. Vamos ter feira de trocas, brechós e produtos feitos à mão, de forma responsável e ecológica. Queremos mostrar que o reuso é bacana, está sempre na moda, é sustentável. Haverá roda de conversa sobre moda e sustentabilidade e as possibilidades do brechó como um negócio de sucesso. Para participar, pedimos a doação de um quilo de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será doado para a aldeia indígena Guarani, no Piraí. Traga a família e os amigos e venha passar uma tarde agradável com a gente!

Desafio Fit Rôgga
20 a 26 de Outubro
Horário conforme disponibilidade dos colaboradores
Todos os lugares
Ação interna

O Desafio Fit Rôgga tem como objetivo incentivar atividades físicas dos colaboradores da Rôgga Empreendimentos e possuirá premiação coletiva e individual para aqueles que obtiverem maior pontuação ao final do programa. Uma das formas de pontuar é realizar atividades físicas e postar na rede interna da empresa. Pensando em promover a SLZ, quem realizar exercícios entre os dias 20-26/10 realizando a coleta dos resíduos encontrados pelo trajeto pontuará em dobro.

Rua do Lazer - Saúde e Lixo Zero
20 de Outubro
9h às 12h
Rua do Lazer
Avenida Hermann August Lepper, 1100
No local

Sabemos que lixo é uma questão de saúde pública. Durante a Rua do Lazer do dia 20 de outubro, a partir das 9h teremos um Balcão Lixo Zero com informações de como podemos gerar menos resíduos, compostar e separar nossos resíduos secos para a reciclagem. As 10h teremos uma concentração para organização da limpeza em torno do Rio Cachoeira. Será feita uma abertura com alongamento e música, para sairmos caminhando em torno do nosso rio querido. Traga seus amigos e familiares para este momento de integração e aprendizado. Além das nossas atividades, a Rua do Lazer terá outras tendas de informações sobre saúde e bem estar.

Conexão de Brechós - Semana Lixo Zero
20 de Outubro
14h às 18h
Estação da Memória de Joinville
Rua Leite Ribeiro, Anita Garibaldi
Só chegar!

Consumir em brechós é, comprovadamente, a forma mais sustentável de se vestir. A Conexão de Brechós será uma oportunidade única para conhecer mais do universo dos brechós. O evento contará com 20 brechós de Joinville que estarão com peças selecionadas especialmente para o evento. Isso significa que o público encontrará peças únicas de vestuário para todos os gostos, gêneros e estilos em um só lugar, além de contribuir para o fortalecimento da Moda Sustentável em Joinville.

Rota da Reciclagem
21 de Outubro
13h30 às 17h
UDESC Joinville
Rua Paulo Malschitzki, 200, Zona Industrial Norte
https://www.sympla.com.br/rota-da-reciclagem---semana-lixo-zero__675519

Como nos últimos anos da Semana Lixo Zero, em parceria com a UDESC Joinville teremos a 4ª edição da Rota da Reciclagem. O principal objetivo é termos visitas técnicas de alto nível, com ônibus saindo da UDESC em direção à empreendimentos e empresas que aplicam o conceito lixo zero em seus processos : Dia 21/10 - Vespertino 13:30 - Saída da UDESC 14:00 - 15:00 - Visita na Embraco - Zero Aterro 15:00 - 15:30 - Translado 15:30 - 16:30 - Visita na Termotécnica - Reciclagem de EPS (isopor) 16:30 - 17:00 Volta para UDESC

Capacitação: Lixo Zero - o que é e por onde começar
21 de Outubro
19h às 21h
Univille - Sala 214 - Bloco E2
Rua Paulo Malschitzki, nº 10 Campus Universitário
https://www.sympla.com.br/capacitacao-lixo-zero---o-que-e-e-por-onde-comecar__668310

A gestão de resíduos é um dos maiores desafios da humanidade. Fazer com que tudo o que geramos seja encaminhado corretamente, é uma atitude cidadã. Cada joinvilense gerda cerca de 800 gramas de lixo por dia e nosso aterro sanitário está cada vez mais lotado, recebendo mais de 420 mil quilos de lixo todos os dias. Como vamos melhorar esses números? Como vamos aumentar a taxa de reciclagem em nossa cidade? Nós da Rastro Sustentabilidade em parceria com a Univille preparamos uma capacitação super dinâmica para que Associações de Moradores, Líderes Comunitários e Cidadãos interessados no tema, de todos os bairros da cidade, descubram como disseminar informações corretas sobre reciclagem, compostagem e técnicas lixo zero. Nosso encontro começa as 19h com um café de boas vindas na Sala 214 - Bloco E2 e tem a seguinte programação: - A problemática do lixo em nossa cidade, país e mundo. - Conceito Lixo Zero e Ações práticas de implementação. - Inspirações de projetos que deram certo. - Dinâmica de soluções para nossa comunidade. Só chegar e participar! Inscrições limitadas.

Rota da Reciclagem
21 de Outubro
8h30 às 12h
UDESC Joinville
Rua Paulo Malschitzki, 200, Zona Industrial Norte
https://www.sympla.com.br/rota-da-reciclagem---semana-lixo-zero__675519

Como nos últimos anos da Semana Lixo Zero, em parceria com a UDESC Joinville teremos a 4ª edição da Rota da Reciclagem. O principal objetivo é termos visitas técnicas de alto nível, com ônibus saindo da UDESC em direção à empreendimentos e empresas que aplicam o conceito lixo zero em seus processos : Dia 21/10 - Matutino 08:30 - Saída UDESC 09:00 as 10:00 - Visita na Horta Comunitária 10:00 - 10:30 - Translado 10:30 - 11:30 - Visita ao Sítio de Orgânicos Rio do Braço 11:30 - 12:00 - Retorno UDESC

Projeto: Tem lixo no meu bairro?
21 e 22 de Outubro
21/10 das 15h10 às 16h e 22/10 das 14h30 às 15h30
E. M. Prof° Saul Sant'Anna de Oliveira Dias
Rua Padre Roma, 800
Inscrições com fearins@gmail.com

Os estudantes do 6° ano irão realizar uma atividade de observação pelas ruas do bairro. O objetivo é identificar e registrar, com uso do celular, pontos de descarte inadequado de resíduos. Depois, nas aulas de Ciências, irão desenvolver um plano de ação para demonstrarem o que observaram à comunidade e escolar.

Oficina: Cosméticos e produtos de limpeza naturais
22 de Outubro
19h30
Shopping Muller
R. Sen. Felipe Schmidt, 235 - Centro

A vida moderna pode ser mais simples, saudável e econômica! Fazendo os próprios cosméticos e produtos de limpeza, ajudamos a cuidar do planeta sem deixar de cuidar de nós. Poucos ingredientes, e muitas possibilidades...

Palestra: Lixo Zero - o que é e por onde começar
22 de Outubro
14h às 15h
Comunidade Santa Luzia
Rua Alcântara 830 - Boa Vista
No local

Temos um projeto aqui em nossa comunidade, onde atendemos famílias carentes vindas de outras regiões do Brasil, em sua maioria região Nordeste e também de outros países como Haiti e Venezuela. Há algum tempo sentimos a necessidade de informar essas famílias sobre o cuidado com o meio ambiente em geral, em especial com a reciclagem de uso doméstico, descarte de móveis e eletrodomésticos. Essa será um excelente oportunidade.

Oficina: Óleo na pia? Nem pensar!
22 de Outubro
13h30 às 17h30
EMG Pedro Ivo Campos
Rua José Manoel de Souza, 70
Evento exclusivo para alunos da escola

O Projeto Não Jogue Óleo na Pia, A Natureza Agradece tem como objetivo destinar adequadamente os resíduos de óleo de cozinha para que sejam utilizados na produção de sabão. Esta reutilização será feita no laboratório de Ciências com monitoramento de especialistas, professores, alunos e comunidade.

Oficina: Faça a sua composteira
22 de Outubro
20h30
Shopping Muller
R. Sen. Felipe Schmidt, 235 - Centro

Nos dias 22 e 23/10 a ONG Engenheiros sem Fronteiras realizará no shopping Muller uma oficina de compostagem doméstica. Esta oficina tem como objetivo conscientizar sobre a importância da reciclagem de resíduos orgânicos, e como transformá-los em um excelente adubo para as plantas , por meio de uma composteira. Conosco você vai aprender a como montar e manter uma composteira na sua casa , contamos com sua presença!!

Painel: Oportunidades e Desafios dos Resíduos de Construção Civil
22 de Outubro
18h30 às 20h30
ACIJ - Salão Nobre
Av. Aluísio Píres Condeixa, 2550, Saguaçu
https://www.sympla.com.br/painel-oportunidades-e-desafios-dos-residuos-de-construcao-civil__672146

Os resíduos provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, além daqueles resultantes da preparação e da escavação de terrenos, comumente chamados de entulhos de obras, representam cerca de 40% de todo o resíduo sólido urbano, sendo que 90% deles podem ser reciclados. O principal objetivo do painel é trazer para o debate as oportunidades e desafios de construtoras, engenheiros, arquitetos e demais profissionais do setor da construção civil em relação aos resíduos gerados em seus empreendimentos. Mediação: Eng. Mark Jacobowitz Rae - Zero Entulho Painelistas: Tarcísio Ruthes - Coordenador de Inovação na Rôgga Fernanda Garbe - Coordenadora de Incorporação e Meio Ambiente na Rôgga Luana Carolina Pavanello - Qualidade na DAXO Marco Antonio CorsiniDiretor - Vice-presidente do Sinduscon Será servido um café de boas vindas para todos os convidados. Inscrições gratuitas e limitados.

Oficina: Cosméticos e produtos de limpeza naturais
23 de Outubro
20h30
Shopping Muller
R. Sen. Felipe Schmidt, 235 - Centro

A vida moderna pode ser mais simples, saudável e econômica! Fazendo os próprios cosméticos e produtos de limpeza, ajudamos a cuidar do planeta sem deixar de cuidar de nós. Poucos ingredientes, e muitas possibilidades...

Oficina: Faça a sua composteira
23 de Outubro
19h30
Shopping Muller
R. Sen. Felipe Schmidt, 235 - Centro

Nos dias 22 e 23/10 a ONG Engenheiros sem Fronteiras realizará no shopping Muller uma oficina de compostagem doméstica. Esta oficina tem como objetivo conscientizar sobre a importância da reciclagem de resíduos orgânicos, e como transformá-los em um excelente adubo para as plantas , por meio de uma composteira. Conosco você vai aprender a como montar e manter uma composteira na sua casa , contamos com sua presença!!

Palestra: Como atingir a meta resíduo zero
23 de Outubro
16h
Embraco Compressores
R. Rui Barbosa, 1020, Distrito Industrial
Evento exclusivo para escolas convidadas

Palestra para as escolas vencedoras do Prêmio Embraco de Ecologia 2019 sobre resíduo zero e como implantá-las no dia a dia.

Oficina de Compostagem
23 de Outubro
19h
Residencial Australis
Av. Almirante Jaceguay, 880
Evento exclusivo para moradores do condomínio

Será realizada uma oficina de compostagem organizada pelos moradores que estão desenvolvendo o Projeto: Condomínio Lixo Zero.

Rota da Reciclagem
23 de Outubro
13h30 às 17h
UDESC Joinville
Rua Paulo Malschitzki, 200, Zona Industrial Norte
https://www.sympla.com.br/rota-da-reciclagem---semana-lixo-zero__675519

Como nos últimos anos da Semana Lixo Zero, em parceria com a UDESC Joinville teremos a 4ª edição da Rota da Reciclagem. O principal objetivo é termos visitas técnicas de alto nível, com ônibus saindo da UDESC em direção à empreendimentos e empresas que aplicam o conceito lixo zero em seus processos : Dia 23/10 - Vespertino 13:30 - Saída da UDESC 14:00 - 15:00 - Visita Estação de Tratamento de Esgoto - Companhia Águas de Joinville 15:00 - 15:30 - Translado 15:30 - 16:30 - Visita Cooperativa de Reciclagem Sul 16:30 - 17:00 Volta para UDESC

Oficina: Aproveitamento integral dos alimentos
23 de Outubro
9h às 12h
CRAS Comasa
Rua Maracujá, 620 - Comasa
No local

O desperdício de alimentos no Brasil chega até 1/3 da produção total. Para evitarmos esse tipo de ação e geração de mais lixo, será ministrada uma oficina de aproveitamento integral dos alimentos, com receitas práticas e saudáveis + a distribuição de apostilas com dicas valiosas.

Espetáculo: Onda de Desperdício - Os Perigos Visíveis e Invisíveis do Lixo no Mar
24 de Outubro
16h às 18h
Teatro CNEC
Av. Getúlio Vargas, 1266

O Comitê Joinville do Movimento Nacional ODS Santa Catarina está articulando uma apresentação do Espetáculo “Onda de Desperdício - Os Perigos Visíveis e Invisíveis do Lixo no Mar” juntamente com uma roda de conversa sobre o tema, visando discutir a crescente poluição dos rios e mares e seu impacto para o meio ambiente e para a vida das pessoas. Será uma possibilidade de divulgar a Agenda 2030 da ONU e alertar para as práticas que podem ser adotadas por toda a sociedade. O espetáculo visa popularizar a ciência e o resgate das relações humanas com o natural. Unindo dança, recursos audiovisuais e ciência para demonstrar nossas relações com a água, com os oceanos e os perigos da poluição. Trazendo através da emoção a responsabilidade, o espetáculo demostra como podemos fazer um consumo mais consciente e como sermos mais sustentáveis!

Palestra: LIXO ZERO – o que é e por onde começar
24 de Outubro
12h45 às 13h45
Escola Bolshoi - Sala Agrippina
Av. José Vieira, 315 - América
Evento exclusivo para alunos do Bolshoi

Palestra: LIXO ZERO – o que é e por onde começar Ministrante: Rastro Sustentabilidade Conteúdo Programático: • Porque o Lixo é um grande problema • Conceito Lixo Zero • Processos de reciclagem e compostagem • Classificar e separar corretamente seus resíduos • Cuidados necessários para realizar reciclagem e compostagem

I Hackathon Semana Lixo Zero: Construção Civil
24 e 25 de Outubro
8h às 21h30
Ágora Tech Park
Rua Dona Francisca, 8300, Sala de Treinamentos, Distrito Industrial
https://www.sympla.com.br/i-hackathon-semana-lixo-zero-construcao-civil__677070

Em parceria com o a Rôgga Empreendimentos e o Projeto Resgate, a Semana Lixo Zero apresenta o "I Hackathon Semana Lixo Zero: Construção Civil" que tem por finalidade o desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras e aplicáveis para Gestão de Recursos e Resíduos da Construção Civil, serão 4 desafios e 10 equipes em uma maratona de 48h nos dias 24 e 25 de Outubro, no ______________. A equipe vencedora terá acesso à um projeto de estágio, remunerado, de 6 meses na Rôgga Empreendimentos. Os desafios do evento são os seguintes: - Redução, segregação, reciclagem e destinação eficiente dos resíduos no canteiro de obra; - Reaproveitamento, Reciclagem e manejo de resíduos químicos gerados na obra (tintas, solventes, pinceis, óleos etc.); - Uso, reaproveitamento e reciclagem de Gesso; - Captação, armazenamento, uso e tratamento da água no canteiro de Obra. Leia o edital, se inscreva e participe! Contexto: Segundo o relatório Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2017 da ABRELPE, foram coletadas 45 milhões de toneladas de Resíduos da Construção Civil (RCC) em 2017. Em comparação, foram coletadas 71,6 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) (Resíduo Domiciliar). Portanto, a quantidade coletada de RCC é igual à 57% da coleta de resíduos domiciliares, o que evidencia o volume e impacto desse tipo de resíduos. Por suas características específicas os resíduos de construção civil representam um dos maiores volumes de geração de resíduos nos municípios, porém, identifica-se que são resíduos de alto valor agregado e potencial de reciclagem e reaproveitamento. Esse potencial, porém, só se efetiva a partir da correta segregação dos materiais, prática pouco desenvolvida nos canteiros de obra atuais, e não é incomum que a destinação desses materiais muitas vezes sejam inadequadas gerando impactos ambientais. É importante entender os resíduos como indicador de eficiência dos processos, quanto mais matéria prima sai do canteiro de obra em forma de resíduo, menor é a eficiência no uso dos materiais. Portanto esse Hackathon busca soluções que visem a utilização eficiente de recursos e minimizem a geração dos resíduos de construção civil. Se inscreva e venha contribuir para a solução!

Oficina: Tingimento natural em tecidos
24 de Outubro
14h
Centro de Artes e Design (CAD) - Univille
R. Paulo Malschitzki - Zona Industrial Norte
https://www.sympla.com.br/oficina-de-tingimento-natural-em-tecidos__676488

Oficina de tingimento natural em tecidos, direcionada para iniciantes, serão compartilhados conhecimentos desde a preparação da fibra até o tingimento. Utilizaremos ingredientes que são usados na cozinha como o repolho roxo, o pimentão e o açafrão. Serão orientados também o uso de mordentes que são os produtos que ajudam a cor penetrar e fixar no tecido. Faremos três cores: azul, amarelo e laranja, ao final dos experimentos, os participantes ficarão com as amostras produzidas e os registros da suas receitas.

Palestra: Consumo consciente e responsabilidade sobre os resíduos gerados
25 de Outubro
15h
Escola Municipal Júlio Machado da Luiz
R. Jativoca, 1800 - Nova Brasília
Palestra exclusiva para alunos da escola

Ação dos Engenheiros Sem Fronteiras. É logo nos primeiros anos da nossa vida que começamos a formar nossos valores sociais. Por isso, a importância da conscientização ambiental logo na educação de base. Nossos palestras são divertidas, didáticas e possuem o objetivo de estimular crianças a conservação do meio ambiente.

Rota da Reciclagem
25 de Outubro
8h30 às 12h
UDESC Joinville
Rua Paulo Malschitzki, 200, Zona Industrial Norte
https://www.sympla.com.br/rota-da-reciclagem---semana-lixo-zero__675519

Como nos últimos anos da Semana Lixo Zero, em parceria com a UDESC Joinville teremos a 4ª edição da Rota da Reciclagem. O principal objetivo é termos visitas técnicas de alto nível, com ônibus saindo da UDESC em direção à empreendimentos e empresas que aplicam o conceito lixo zero em seus processos : Dia 25/10 - Matutino 08:30 - Saída UDESC 09:00 as 10:00 - Visita Aterro Sanitário de Joinville 10:00 - 10:30 - Translado 10:30 - 11:30 - Visita Cooperativa Reciclagem Assecrejo 11:30 - 12:00 - Retorno UDESC

Fórum: Gestão de Resíduos na Indústria
25 de Outubro
14h às 17h30
ACIJ - Sala Tigre
Avenida Aluísio Pires Condeixa, 2550 - Saguaçu
https://www.sympla.com.br/forum-gestao-de-residuos-na-industria__668322

Em parceria com os Núcleos de Meio Ambiente e Núcleo de Consultoria Ambiental e Saneamento da ACIJ, a Semana Lixo Zero apresenta o "Fórum: Gestão de Resíduos na Indústria" que tem por finalidade abordar a temática dentro das indústrias e empresas da região, fomentando o compartilhamento de soluções, a criação de parcerias e a evolução compartilhada da gestão de resíduos em Joinville. Abrindo o evento, os cases da Neogrid e suas soluções eficientes para cadeia de suprimentos que reduzem desperdícios e resíduos, e da AMBEV, apresentando seu programa de reciclagem pós-consumo, trarão uma visão integral do contexto produtivo e como direcionar de forma estratégica a questão dos resíduos. Além disso, uma rodada de negócios para unir as demandas e as soluções em destinação de resíduos das empresas da região, fortalecendo o networking e gerando oportunidades de negócio compartilhadas. Se você busca novas e melhores oportunidades para destinar seus resíduos, ou possui algum processo, maquinário ou tecnologia para a destinação e tratamento correto dos resíduos, se inscreva no link abaixo: INSCRIÇÃO RODADA DE NEGÓCIOS: https://forms.gle/hRvCfu2eeRHoMQ639 Cronograma: 1- Painel de Abertura - 14h às 15h Apresentação dos cases da Neogrid e AMBEV: da cadeia de suprimentos ao pós consumo. Convidados: David Abuhab - Diretor de novos negócios da M&A | Mariana Bazzoni - Gerente de Sustentabilidade da AMBEV Mediação: Gustavo Ritzmann - Consultor e Cofundador da Rastro Sustentabilidade 2- Rodada de Negócios - 15h às 17h A partir das demandas levantadas pelas empresas dos Núcleos da ACIJ - Consultoria Ambiental e Saneamento; Meio Ambiente - serão convidadas empresas que possuem soluções em destinação, transporte e gestão de resíduos. Teremos a organização de uma Rodada de Negócios para geração de networking e soluções compartilhadas para gestão de resíduos.

Free Geek Joinville - Montagem e manutenção de computadores
25 de Outubro
18h às 20h
Fliperama Espaço Colaborativo
Rua Orestes Guimarães, 876, 4o Andar América
Incrições com joao@elclandestino.com.br

Nesta oficina mão na massa, vamos entender como beneficiar lixo eletrônico da linha verde da forma correta, com o objetivo de montar computadores funcionais para instituições sociais que promovam a inclusão digital. Conheça um pouco sobre a Free Geek (texto retirado do site https://www.freegeek.org/who-we-are): "Free Geek’s mission is to sustainably reuse technology, enable digital access, and provide education to create a community that empowers people to realize their potential. At the turn of the millennium, Free Geek was founded to create digital equity through environmental sustainability." Esta oficina marca o lançamento ofical da Free Geek Joinville, iniciativa idealizada em Joinville e inspirada livremente no conceito da freegeek.org. Venha fazer parte da mudança! Um por todos e todos por zero!

Barreira de contenção de lixo - Rio Cachoeira
26 de Outubro
8h30 às 17h
Ponte do Mercado Público Joinville
Av. Dr. Paulo Medeiros, S/N - Centro
Só chegar!

Atividade dos Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Joinville. Sabemos que a solução para nossos rios é muito mais complexa do que uma barreira! O lixo se acumula, provocando assoreamento dos rios e muitas vezes até mesmo o fluxo da água é interrompido. Mas e eu com isso? Alguns exemplos de consequência direta na vida urbana são as enchentes e doenças provocadas por água contaminada. Com essa ação queremos alertar as pessoas de que tudo que vai, volta!

Visita ao Sítio da Família Gehlen
26 de Outubro
8h30 às 12h
Sítio Família Gehlen
Rua Ministro Calogeras, 1514
Incrições com Thati - 3202-9800

Dando continuidade ao evento realizado na Mercearia Pura Vida na semana Lixo Zero de 2018, o produtor orgânico Edison Gehlen, abrirá as portas do seu Sítio na Estrada Primo Daniel para visita. Nessa visita o Seu Edison recepcionara os visitantes com um delicioso café da manhã orgânico e apresentará a sua propriedade. Produtor orgânico desde 2000 e certificado atualmente pela Crugnier, ele irá compartilhar sua experiência em plantio orgânico direto, elaboração de compostos, diversidades de plantas comestiveis, mini verduras, pancs e plantio em vasos. Ponto de encontro na Mercearia as 8h30 para compartilhamento de caronas e saída todos juntos rumo ao sítio.

Feira No Quintal Joinville
26 de Outubro
10h às 19h
Loja SuitS / Illuminé Aromas
Rua Dona Francisca, 2590
Só chegar!

No Quintal é um evento colaborativo que conta com a participação de mais de 50 expositores regionais de artesanato e gastronomia. Estamos fomentando o uso de copos retornáveis e ecobags; e exclusão de plástico. Colaboradores sustentáveis são valorizados no evento. Além disso, o lixo orgânico gerado na feira será utilizado para compostagem.

Gaia Live - Oficina de Sustentabilidade Interior
26 de Outubro
15h às 17h
Instituto Viva a Cidade
Rua Xavantes 476, Atiradores
Incrições com yulia.waltorna@gmail.com

O movimento da natureza é cíclico, orgânico e harmonioso. Tudo tem seu começo e fim. Tudo é interligado. Também somos frutos da natureza, mas estamos cada vez mais desconectados dela e de nós mesmos. O Fluxo vital natural se rompe através de pensamentos negativos, maus hábitos e emoções destrutivas. Você vibra na paz o dia todo? Consegue lidar com o caos externo sem ser afetado? Se sente leve? Há muita Energia vital? Venha compreender a Sabedoria Universal que a Natureza ensina. O nosso planeta se regenera a cada momento e nós também podemos aprender a nos regenerar, aperfeiçoando a habilidade de viver em união que começa por dentro. Esta atividade tem como o objetivo ajudar líderes, empreendedores e educadores desenvolverem a capacidade da Sustentabilidade Interior através de práticas Integrativas (respiração consciente, atenção plena, meditação) propiciando a autoconfiança e expansão da consciência. E o mais legal é que não há lugar melhor para fazer isto que no colo da nossa grande mãe Gaia. O contato com a natureza já é um presente pra gente urbana. Poder aprender "viver vivendo" no Aqui e Agora é uma oportunidade única! 26.10.2019, Gaia LIVE acontece como a Ação da Semana Lixo Zero Joinville trazendo o olhar sistêmico para o desenvolvimento sustentável e a aprendizagem de instrumentos da transformação pessoal que permite realizar o gerenciamento do potencial individual e organizacional. O Gaia Live é para quem deseja: ! Fortalecer sua automaestria ! Treinar a habilidade da conexão ! Renovar suas energias Obs.: Temos 20 vagas disponíveis, esperamos você com muita alegria, às 15 horas. A atividade, de 2 horas, é gratuita, porém peço que traga um lanche para o Cafe Compartilhado. Autora e Facilitadora Yulia Mikolaevna Boyarchuk. Expert em Desenvolvimento Integral para pessoas e organizações, Trainer Transformacional. Gestora do Núcleo do Feminino Consciente do Instituto Viva a Cidade. Formada em Letras, Coaching, PNL, Psicosíntese, Método de Registros Akashicos, Reiki, Bioorgonomia. Mãe, Empreendedora, Signatária do Movimento Nacional ODS.

Painel: Tá na Moda - comer e vestir consciente
26 de Outubro
9h30 às 12h
Casa 97
Rua Arco Íris, 97 - Iririú

O painel contará com a presença de quatro participantes que, numa roda de conversa, discutirão sobre como o que você come e o que você veste pode impactar nosso planeta e as pessoas envolvidas nesses ciclos. O tema será debatido em cima do conceito de economia circular.