COLETA DE LIXO ELETRÔNICO
19 a 28 de Outubro
9h às 18h
Joinville
Confira os pontos de coleta na descrição abaixo

Precisamos tratar nossos resíduos eletrônicos com mais cuidado. Eles são essenciais em nossas vidas, mas depois que não possuem mais conserto, se descartados incorretamente são resíduos perigosos. Em parceria com a Weedo de Florianópolis, a Semana Lixo Zero Joinville desenvolveu alguns pontos de coleta de lixo eletrônico em Joinville. Traga: televisores, computadores, mouses, teclados, celulares e outros eletrônicos que iremos encaminhar corretamente para a reciclagem. Locais para recebimento: FLIPERAMA ESPAÇO COLABORATIVO: Rua Orestes Guimarães, 876 - América AGEMED: Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 697 – Bucarein ESCOLA DE MÚSICA ARTE MAIOR: Rua Orestes Guimarães, 104 - América UFSC: R. Dona Francisca, 8300 - Distrito Industrial UDESC: Restaurante Universitário - R. Paulo Malschitzki, 20 - Zona Industrial Norte

Feira de Troca de Livros - CNEC
22 a 27 de Outubro
8h às 21h30
Hall - CNEC Joinville
Avenida Getúlio Vargas, 1266 – Anita Garibaldi
Inscrições no local

A proposta da troca de livros é compartilhar conhecimento e boas leituras. Estará disponível no hall da FCJ um expositor com diversos livros que estarão disponíveis para leitura. Você pode levar para sua casa, desde que deixe outro livro para disponibilizar à outra pessoa.

Feirinha Lixo Zero - Secretaria de Cultura e Turismo
22 a 27 de Outubro
9h às 17h
Praça Nereu Ramos

A Feirinha Lixo Zero é uma ação da Secretaria de Cultura e Turismo dentro da Semana Lixo Zero; tem como objetivo demonstrar que é possível produzir artesanato a partir de materiais reciclados, além de dar novo uso a roupas, livros e antiguidades.

Ponto de recebimento de EPS (Isopor)
22 à 26 de Outubro
8h às 12h e das 14h às 16h30
Recorteps - Joinville
R. Salvador Gomes de Oliveira, 353 - Petrópolis
Levar os resíduos no local

Muita gente não sabe, mas o isopor é 100% reciclável. Ao descartá-lo de forma incorreta leva mais de um século para se decompor. Em parceria com a Semana Lixo Zero, o projeto “Parceria Sustentável”, liderado pela Recorteps, durante a Semana Lixo Zero, receberá o EPS (isopor) que você não utiliza mais. O que coletamos: Isopor de Eletrodomésticos: Geladeira; Fogão; Forno; Lavadora e outros Isopor de eletrônicos: TV; Aparelho de som; Computador; Condicionador de ar e outros. Utilidades: Caixa de isopor quebrada; Tampa de isopor quebrada e outros. Isopor de construção: Placas; Blocos; Lajotas e outros. Obs: o Isopor deve estar limpo e sem etiquetas ou fita adesiva. Agendamento de recebimento em horários alternativos: (47) 984139498 (whatsApp) recicla@recorteps.com.br

Descarte Consciente UNIMED
22 a 26 de Outubro
8h30 às 17h30
Unimed Joinville
Rua Otto Boehm, 478 - América
Inscrições no local

O descarte correto dos resíduos é um passo importante para a prevenção e proteção da nossa cidade. A Unimed Santa Catarina, apoia e quer ajudar nesse ato de compromisso com as próximas gerações. Na Semana Lixo Zero, vamos abrir um ponto de coleta para óleo de cozinha usado e pilhas e baterias de aparelhos eletrônicos. Aproveite essa oportunidade para trazer aqueles materiais que você tem guardado há tempo. Todo o óleo de cozinha e pilhas e baterias recebidos, serão destinados de maneira correta, cumprindo um ciclo que não agride, prospera. Participe!

Palestra: UFSC sem plástico
26 de Outubro
10h10 às 11h30
Sala U207 - UFSC
R. Dona Francisca, 8300 - Distrito Industrial
Inscrições no local

A UFSC está passando por um momento de transição sobre a atual gestão de resíduos da Universidade. Em parceria com o campus de Florianópolis, o tema UFSC sem plástico chega em Joinville com uma palestra de uma das idealizadoras do projeto na ilha. "Temos como estratégia utilizar das cantinas como veículo de educação ambiental, alem do desenvolvimento de campanhas em prol da conscientização e redução do consumo de descartáveis. Concomitante a isso a aproximação e parcerias com a comunidade universitária é fundamental para despertarmos essa mudança de comportamento coletiva. Queremos incentivar cada vez mais a economia circular dentro da Universidade, e juntos construir uma UFSC mais SUSTENTÁVEL."

Oficina: Compostagem Doméstica - ARTE MAIOR
26 de Outubro
15h às 16h30
Escola de Música Arte Maior - Unidade Infantil
Rua Lages, 59 - América
https://www.sympla.com.br/oficina-compostagem-domestica---arte-maior__385948

Cerca de 40% de todos os resíduos que geramos são orgânicos! Com a compostagem conseguimos tratar nossos resíduos orgânicos e devolver para o solo nutrientes que muitas vezes se perdem quando encaminhados para aterros e lixões. Mais que um conceito, a sustentabilidade é uma maneira de pensar e agir. O que você aprenderá na prática: Porque fazer compostagem O que é compostagem Técnicas de Compostagem Como montar a própria composteira* Quais os cuidados necessários Composto orgânico e suas utilidades * Todos os materiais já estão inclusos: estrutura, ferramentas, matriz de minhocas e serragem. No final da oficina, sortearemos a composteira feita no local para 1 participante levar pra casa Eaí, vamos?

Oficina: Compostagem Doméstica - AGEMED
26 de Outubro
10h às 11h
AGEMED
Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 697 – Bucarein
Evento restrito para colaboradores e familiares.

Cerca de 40% de todos os resíduos que geramos são orgânicos! Com a compostagem conseguimos tratar nossos resíduos orgânicos e devolver para o solo nutrientes que muitas vezes se perdem quando encaminhados para aterros e lixões. Mais que um conceito, a sustentabilidade é uma maneira de pensar e agir. O que você aprenderá na prática: Porque fazer compostagem O que é compostagem Técnicas de Compostagem Como montar a própria composteira* Quais os cuidados necessários Composto orgânico e suas utilidades

Revitalização Horta UDESC
26 de Outubro
15h
Horta UDESC - Em frente ao bloco L
R. Paulo Malschitzki, 20 - Zona Industrial Norte
Inscrições no local

Revitalização da Horta UDESC, onde as plantas posteriormente serão utilizadas no Restaurante Universitário ou pelos próprios acadêmicos e servidores.

Palestra: Lixo Zero nas Escolas - Engenheiros Sem Fronteiras
26 de Outubro
13h às 17h
Instituto Priscila Zanette - Kartódromo de Joinville
R. Dorotóvio do Nascimento, 2290 - Zona Industrial Norte
Inscrições no local

Os Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Joinville capacitou vários voluntários para ir até as escolas da cidade para conversar com alunos e professores sobre a necessidade da separação correta e reciclagem dos resíduos. As turmas já estão selecinadas pelo grupo junto de 4 escolas diferentes. Lixo Zero nas Escolas - ESF 2018.

Oficina: Compostagem Doméstica - JUSTIÇA DO TRABALHO
26 de Outubro
15h ás 16h
Justiça do Trabalho - Joinville
Rua do Príncipe, 31 - Centro
Evento destinado a servidores da Justiça do Trabalho

Cerca de 40% de todos os resíduos que geramos são orgânicos! Com a compostagem conseguimos tratar nossos resíduos orgânicos e devolver para o solo nutrientes que muitas vezes se perdem quando encaminhados para aterros e lixões. Mais que um conceito, a sustentabilidade é uma maneira de pensar e agir. Vamos conversar sobre esse tema tão importante? Através desta Oficina/Bate Papo sobre compostagem doméstica, os servidores da Justiça do Trabalho terão a oportunidade de aprender a reciclar os nutrientes dos restos de alimentos na própria casa/apartamento, auxiliando a reduzir o envio de resíduos para o aterro sanitário e gerando um adubo de excelente qualidade.

Palestra: Lixo Zero nas Escolas - Engenheiros Sem Fronteiras
26 de Outubro
8h às 12h
Escola Estadual Giovani Pasqualini Faraco
R. Dona Francisca, 4957 - Santo Antônio
Inscrições no local

Os Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Joinville capacitou vários voluntários para ir até as escolas da cidade para conversar com alunos e professores sobre a necessidade da separação correta e reciclagem dos resíduos. As turmas já estão selecinadas pelo grupo junto de 4 escolas diferentes. Lixo Zero nas Escolas - ESF 2018.

Palestra: Ações ambientais em Joinville - Atitude cidadã
26 de Outubro
9h às 10h45
Escola de Educação Básica Presidente Médici
R. Pref. Helmuth Fallgatter, 1449 - Boa Vista

A palestra faz parte de um projeto de "Meio Ambiente" do ensino médio, que tem como coordenadora a prof. Eliane de Química. O Coletivo irá falar das ações de limpeza nas águas de Joinville, mais precisamente no manguezal que está no Bairro Boa Vista, junto ao Rio Cachoeira. Tem como objetivo, mostrar um pouco mais do que encontramos lá e prejudica o ecossistema da Lagoa Saguaçú / Baia Babitonga. Além de buscar o pertencimento dos alunos e o acolhimento do local, como seu. Reconhecendo o manguezal como berçário e patrimônio material de Joinville. Fazendo com que todos abrace a causa e tenha uma atitude cidadã.

Coleta de Lixo Eletrônico - Engenheiros Sem Fronteiras
27 de Outubro
10h às 18h
CEAJ - Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville
Rua Professor Ricardo Buss, 43 - Saguaçú
Inscrições no local

Precisamos tratar nossos resíduos eletrônicos com mais cuidado. Eles são esseciais em nossas vidas, mas depois que não possue mais conserto, se descartados incorretamente são resíduos perigosos. Em parceria com a Weedo de Florianópolis, os Engenheiros Sem Fronteiras fará uma ação de coleta de lixo eletrônico durante a SLZ Joinville. Traga: televisores, computadores, mouses, teclados, celulares e outros eletrônicos que iremos encaminhar corretamente para a reciclagem.

Mutirão de Limpeza - Rua Florianópolis
27 de Outubro
9h às 12h
Rua Florianópolis, 1600 - Itaum
Inscrições: Whatsapp com Silvano: 99927-2229

Convidar um grupo que tenha a mesma vontade de contribuir, neste multirão de limpeza urbana sugiro uma caminhada em um trecho de um quilômetro para recolhimento de lixos nas ruas necessita levar uma vassoura, sacos de qualidade para coleta e muita vontade de tornar seu ambiente social comum que são as ruas em locais mais agradáveis para nós mesmos.

Feira: Sustentabilidade, Cultura e Sabor de Sobra - ADIADO POR CAUSA DO MAU TEMPO
27 de Outubro
10h às 15h
Jardim Botânico da Univille
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte
Inscrições no local

Esta é a primeira edição do festival Sustentabilidade, cultura e sabor de sobra, promovido pelo curso de Gastronomia da Univille e Projeto Sabor de Sobra, que reunirá voluntários, parceiros, empreendedores, projetos de impacto, artesanato, cultura e entretenimento em um só evento dentro da semana Lixo Zero 2018. Temos como propósito disseminar práticas sustentáveis de produção e o incentivo ao consumo consciente, a integração da sociedade, elevando a qualidade de vida e a saúde ambiental de forma efetiva. Queremos encurtar as distâncias e levar a comunidade o contato direto com quem produz alimentos, empreende de forma sustentável e promove ações de impacto social positivo. Desejamos ser um instrumento de reflexão, conscientização e transformação para beneficiar a sociedade e o meio ambiente em que vivemos. O evento será dividido por setores: Setor Agricultura e produção - Feira com produtos da agricultura familiar orgânica e produtos coloniais e artesanais da nossa região. Setor empreendedores sustentáveis - Comercialização de alimentos e produtos feitos a partir de excedentes, orgânicos, veganos e regionais. Setor Projetos Sociais - Exposição de projetos sociais, coletivos, movimentos e iniciativas que promovem sustentabilidade, consumo consciente e ações em benefício de uma sociedade mais justa. Setor Negócios de Impacto - Exposição de negócios que propõem soluções inovadoras e criativas para problemas da sociedade, utilizando materiais reciclados, excedentes ou biodegradáveis como sua principal matéria prima. Setor Cultural - Haverá atividades de Yoga, Expedição de PANC´s, oficinas, intervenções artísticas, sebo literário de receitas gastronômicas, Dj, bandas e cantores locais. O evento acontecerá no Jardim Botânico da Univille. Um espaço que abriga diversas espécies da fauna e da flora da região. Possui coleções com espécies de orquídeas, bromélias, plantas carnívoras, espécies ameaçadas de extinção, cactário, cabana canadense de germinação, casa de abelhas e uma trilha ecológica para nos sentirmos muito mais conectados com a natureza.

Trilha e Meditação - Arte de Viver
27 de Outubro
15h05 às 18h05
Parque Caieiras
Rua Waldomiro Rosa, 1636 - Ademar Garcia
Inscrições no local

Uma trilha curta com duração de 25-35 minutos, finalizando com um cenário incrível da Baía da Babitonga com vislumbre da Serra do Mar aos fundos e, com sorte, será possível ver a população de guarás-vermelho em meio ao manguezal característico da baía. Além da paisagem exuberante, o cenário do parque é preenchido com amontoados de conchas conhecidos por Sambaquis e construídos por povos pré-históricos que ocuparam a região por volta de 6 mil anos atrás. https://www.joinville.sc.gov.br/noticias/prefeitura-de-joinville-entrega-revitalizacao-de-areas-do-parque-natural-municipal-da-caieira/ LOCAL DE ENCONTRO Vamos deixar os carros bem no início da trilha na Rua Waldomiro Rosa, 1636 Bairro Ademar Garcia. A entrada é gratuita e existe um estacionamento público que deve comportar em torno de 60 carros. Na portaria do parque existem banheiros públicos. No final da trilha iremos fazer uma aula de yoga com a Professora Ana Zimmermann nos preparando para Medicação que será feita na sequência. - Grau de dificuldade: Nível fácil - Tempo estimado: 3h (Ida e volta/Yoga com Meditação e descanso) - Distância: Total em torno de 3km (ida e volta). - O que levar: Água/lanche/protetor solar/chapéu/repelente/boné/um bom calçado com solado firme. Valor da atividade: Produtos de higiene pessoal(Ex: sabonete,creme dental, escova, shampoo, desodorante, etc). Estes produtos serão doados ao centro POP para fazer esta distribuição que ajuda os moradores de rua da cidade. EAÍ, Vamos???

Festa da Primavera
27 de Outubro
11h às 18h
Jardim de Infância Ciranda
Rua General Andrade Neves, 462 - América
Inscrições no local

Celebraremos a Primavera com um evento repleto de atividades especiais desde expositores voltados para o consumo ecológico e palestrantes. Será oferecido almoço e lanches ao longo do dia. A maioria das atividades é gratuita, com contribuição voluntária, e ocorrem no Jardim Ciranda. O encontro traz a proposta também de ""resíduo zero"" de não orgânicos através do uso de materiais reutilizáveis. Há o incentivo ao consumo de produtos orgânicos, bem como exposição de empreendedores que utilizam materiais naturais em seus produtos e se propõe a redução de resíduos, além de brechó de roupas de adultos e infantis. Venha participar de nossa festa! Mais informações: www.facebook.com/jardimciranda

Mutirão de Limpeza no Ulisses Guimarães
27 de Outubro
8h às 11h
Em frente ao CEI Maria Laura Eleóterio
Rua Cidade de Barretos s/nº - Ulisses Guimarães
Informações: 9 9158-0032 - Schânia

O CEI Maria Laura Eleotério, pela coordenação da Profª Schânia irá mobilizar a comunidade do Bairro Ulisses Guimarães para uma limpeza urbana. Venha conosco e com sua família limpar nossa cidade e conscientizar da importância do encaminhamento correto dos resíduos. Ser Lixo Zero é uma atitude cidadã.

Oficina Infantil: A língua do jardim - Clube do Brê - ADIADO POR CAUSA DO MAU TEMPO
28 de Outubro
14h às 18h
Museu de Arte de Joinville
Rua XV de novembro, 1400 - América
Inscrições: Whats Clube do Brê (47) 99954-8024

Os pequenos aprendem muito pelo exemplo do dia-a-dia. A gente acorda, faz as correrias, segue a rotina e às vezes não percebe direito o chão que pisa, o ar que respira, o cheiro da chuva, o gosto da fruta, o passarinho que fez ninho no caminho. Na Semana Lixo Zero, convidamos você e o seu pequeno para a Oficina Infantil – A Língua do Jardim. Vamos sentar na grama, conversar sobre a nossa relação com a cidade, ouvir de pertinho o que o Jardim do MAJ tem pra contar, e pintar plaquinhas com mensagens para as pessoas que o vem visitar. *Atividade indicada para crianças pequenas de até 6 anos. ** Dança Circular às 17 h para Encerramento da Semana Lixo Zero com o Espaço Sintonia. Organização: https://www.facebook.com/clubedobre/

Oficina: Confecção de brinquedos com material reciclável - Engenheiros Sem Fronteiras
28 de Outubro
9h às 11h
UDESC Joinville
Rua Paulo Malschitzki, 20 - Zona Industrial Norte
Inscrições no local

Os Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Joinville tem como objetivo nesta ação, de utilizar resíduos recicláveis como garrafas pet, papelão, etc. na confecção de brinquedos e entregá-los a crianças carentes do GASP - Grupo de Assistência Social Paraíso.

Feira: A Sustentabilidade na Produção da Arte na De Concreto
28 de Outubro
15h às 15h40
Shoppig Cidade da Flores - Quiosque 501

O objetivo da exposição é mostrar como o produto na De Concreto é sustentável e não agride o meio ambiente. Márcio estará passando dicas sobre a montagem de vasos de concreto / coquedamas e sua filosofia na construção. Paciência, harmonia, equilíbrio, força, amor são as palavras que define a arte na De Concreto