Visita Técnica - Cooperativa de Reciclagem
23 de Outubro
11h às 12h
Instagram
@rastro.eco.br

Você sabe como funciona uma cooperativa de reciclagem? Em geral, é para lá que nossos resíduos recicláveis chegam depois que a coleta seletiva municipal passa em nossas residências. Em formato de cooperativas, esses trabalhadores se organizam para separar corretamente nossos resíduos e após separação fazem a comercialização para a indústria da reciclagem. A maioria das trabalhadoras desse local são mulheres, muitas delas chefes de família que tiram da reciclagem o sustento de suas casas. Para além da responsabilidade ambiental, separarmos nossos resíduos contribui para que muitas pessoas tenham um trabalho e possam gerar renda. Vem com a gente nessa Rota da Reciclagem online cheia de informações. Mostraremos os detalhes do Galpão de Reciclagem RECICLA no sul de Joinville.

Reciclarte: Compartilhando boas práticas
23, 27 e 29 de Outubro
10h
Facebook e Instagram da Escola Bolshoi

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil entra na semana do Lixo Zero comprometida com a busca por soluções que fomentem o desenvolvimento sustentável. Em posts nas redes sociais, com dicas e boas práticas, a instituição quer instigar as pessoas para a correta condução dos resíduos recicláveis e orgânicos, minimizando ao máximo o envio de lixo a aterros sanitários.

Feira de Trocas Online - Keep Eco
23 a 29 de Outubro
Dia todo
Facebook: https://bit.ly/3k6cgNg

A Feira de Trocas é um espaço virtual no Facebook criado para a troca consciente de objetos que não são mais úteis para você, mas que podem sê-los para outra pessoa. A feira estará de portas (virtuais) abertas somente durante a Semana Lixo Zero, de 23 a 29 de outubro. Você poderá levar quaisquer objetos que estejam em boas condições de uso e oferecer para os demais membros do evento. Para cadastrar os seus itens é preciso acessar o link indicado e ler o regulamento na descrição do evento. Bora trocar!

Semana Lixo Zero Unimed Joinville
24 a 30 de Outubro
Horário do expediente
Unimed Joinville
Evento interno

Durante a Semana Lixo Zero, a Unimed Joinville irá realizar diversas ações, como workshop de compostagem, informações sobre o tema em diversos canais, mobilização para o uso de copos/xícaras de vidros e também acontecerá uma Gincana entre colaboradores para aumentar a taxa de reciclagem dentro da empresa.

Live: Compostagem doméstica: como montar um minhocário
25 de Outubro
19h às 20h
Instagram
@rastro.eco.br & @rctitabiracaue

Com a compostagem conseguimos tratar nossos resíduos orgânicos e devolver para o solo nutrientes que se perdem quando encaminhados para aterros e lixões. Mais que um conceito, a sustentabilidade é uma maneira de pensar e agir! Vamos conversar sobre o que é compostagem, por que fazer, quais as técnicas, como montar e cuidar da própria composteira (minhocário).

Live: O que você precisa saber sobre Compostagem
26 de Outubro
19h às 20h
Instagram
@reliqua.compostagem e @organabiotech

Cerca de 50% dos resíduos que geramos em nossas casas é ORGÂNICO e eles podem ter um destino mais nobre que aterros e lixões através da COMPOSTAGEM. Seja com minhocários, técnicas agrícolas ou com aceleração por microorganismos, a compostagem é muito mais sustentável pois no final do processo (além de tratar os resíduos) ela nos dá adubo de alta qualidade. Neste bate-papo, quem vai anfitriar a conversa é Arthur Rancatti, diretor da Reliqua Compostagem o convidado será Rodrigo Gomes, sócio fundador da Organa Biotech. 1h de compartilhamento de conhecimentos e muita informação para começar ou ampliar sua compostagem doméstica ou empresarial. Lembrem-se: O resíduos orgânico está no ciclo da alimentação! Quanto mais compostar, mais adubo e mais alimentos em nossas mesas.

Fórum: Construindo Políticas Públicas Lixo Zero
26 de Outubro
20h
Online no Sympla
Rastro e Instituto Lixo Zero Brasil
https://www.sympla.com.br/forum-construindo-politicas-publicas-lixo-zero__1015969

Você já parou para pensar quantas vezes ouviu a frase “Ah mas o governo não faz nada!”. Pois bem, imagino que muitas. Quando falamos de Lixo então, mais ainda. Mas você sabia que o Brasil possui uma legislação bastante abrangente e inteligente quando o assunto é gestão de resíduos? A Política Nacional de Resíduos sólidos está em vigor há 10 anos, porém, ainda não vemos aplicadas as propostas ali descritas e a situação dos resíduos no país ainda é caótica. > Quais são os entraves? > O que nos impede, em termos de políticas públicas, de avançarmos em uma agenda Lixo Zero no nosso país? > Quais iniciativas e os bons exemplos que podemos nos basear para criar políticas públicas inovadoras e efetivas para o Lixo Zero? > Como eu, cidadão, posso contribuir? Com a participação de Kadmo Cortês com sua experiência em Brasília e Viviane Noda que promove o ativismo e a articulação de coletivos para construção de sociedades mais sustentáveis, vamos adentrar na discussão explorando essas e outras problemáticas buscando soluções e formas de desenvolver políticas públicas abrangentes, representativas e inclusivas para um Brasil Lixo Zero. Mediação: Gustavo Ritzamnn - Engenheiro de Produção e Cofundador da Rastro Sustentabilidade.

Design Lab: Mentoria Criativa para Sustentabilidade
26 a 31 de Outubro
9h às 11h
Online
https://www.sympla.com.br/design-lab-mentoria-criativa-para-sustentabilidade__1017456

O Design Lab Mentoria Criativa para Sustentabilidade foi criado para negócios, empresas, empreendedores, marcas e organizações que acreditam na sustentabilidade como valor e ferramenta para transformação. O evento tem como objetivo apoiar o desenvolvimento dos participantes e é parte da agenda de eventos da Semana Lixo Zero Joinville 2020 É um Laboratório Criativo para aprender, modelar e explorar possibilidades. Queremos abrir sua cabeça, te mostrar a sustentabilidade de outro ângulo, avaliar seu modelo de negócios, pensar no seu branding e na sua comunicação . E identificar as principais prioridades de ação . Através de um time de especialistas na área, Serão 15 horas de mentoria guiadas pelas metodologias de Design Sprint para criarmos e validarmos em uma agilidade que só essa junção proporciona para acelerar o desenvolvimento da sua iniciativa sustentável. Você participará de: - Workshops criativos, facilitados por metodologias de Design Sprint; - Mentorias e interação com os especialistas Os mentores envolvidos são: -Pedro Segreto, especialista em metodologias ágeis e de design sprint. - Renzo Menegon, designer na Zo Studio, com experiência como designer-chefe na Whirlpool onde trabalhou na redefinição de design de toda a nova geração de produtos das marcas Brastemp e Consul - Anna Cavalcanti, professora nos cursos de graduação e mestrado em design na Univille - Universidade da Região de Joinville, além de atuar na área de design e inovação para a sustentabilidade. - Miguel Cañas: arquiteto, sócio da Metroquadrado Arquitetura (@metroquadrado.sc) e da consultoria criativa Atlas (@oatlas). É Mestre em Design e Sustentabilidade, e Especialista em Design Gráfico e Estratégia Corporativa. Atua também como facilitador em diversas imersões criativas - Mônica M. de Godoy Fonseca, Educadora, Psicanalista e Analista Ambiental. Especialista em Gestão de Resíduos Sólidos, Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais e Especialista em Gestão de Conflitos e formação de liderança. - Marco Maia, Innovation | Design strategist | Service design | Product design Realização: Rastro Sustentabilidade Patrocínio: Neogrid | Meu Resíduo | Fliperama Coworking | Termotécnica Apoio: Pedro Segreto | Metroquadrado Arquitetura | Instituto Yakã | Mestrado Profissional em Design - Univille | Zo_Studio

Live: Xepa Solidária do Projeto Sabor de Sobra - Univille
26 de Outubro
17h30
Instagram
@sabordesobra

1/3 de todo alimento produzido no mundo é descartado. O projeto de extensão Sabor de Sobra, do curso de Gastronomia da Univille, vai mostrar a vocês o que pode ser feito para combater o desperdício de alimentos. Vem com a gente nesse banquete de sabores e responsabilidade socioambiental !

Ponto de Coleta de Lixo Eletrônico
26 a 29 de Outubro
8h às 12h e 13h30 às 17h30
Loja Copapel
Rua Dona Francisca, 2499 - Saguaçú

Resíduos eletrônicos são matérias primas para uma infinita variedade de produtos. Jamais devemos encaminhar esse tipo de material para aterros e lixões, pois são ricos de componentes que devem e precisam ser reciclados de maneira correta. Acreditam que além de cobre, muitos possuem até partes em ouro? Sim, seria um desperdício imenso não reciclar e reutilizar esses materiais. A Copapel vai reber os seguintes materiais: - CPU e Servidor- Componentes (fonte, placa eletrônica, memória, processador, HD, drive de CD e DVD,cooler)- Periféricos (mouse, teclado, estabilizador, no-break, impressora, fax, scanner, copiadora, multifuncional, modem, roteador, decodificador, fonte)- Notebook e fonte- Celular, central telefônica, walkie-talkie, aparelho telefônico, rádio comunicador- Aparelhos de CD / DVD / BLURAY, Som- Monitor/Televisor CRT, LCD, LED, PLASMA, etc.- Equipamentos diversos com placas de circuito impresso- Cabos e fios em geral - Peças de manutenção industrial (transformadores, painéis de controle, disjuntores e outros) - Eletrodomésticos diversos (liquidificador, forno micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, ventilador, ferro elétrico, ou seja, qualquer um que não seja de linha branca. Depois de coletados serão enviados para a Weee.do! Para saber mais pontos de coleta em Joinville acesse: http://weee.do/site/encontre-um-pev/

Conheça o Método UFSC de Compostagem
26 de Outubro
16h
Instagram
@naturanda.eco

A compostagem termofílica em leiras estáticas com aeração passiva, conhecida como Método UFSC, pode ser realizada em pequena, média e grande escala. É um método simples, com pouca exigência de máquinas e equipamentos e baixo custo de implantação. Necessita, porém, de conhecimento do processo e ser bem operado para evitar problemas com a geração de odores e proliferação de vetores. Nesse vídeo vamos apresentar a Naturanda, empresa que valoriza os resíduos orgânicos através da compostagem, e a sua leira em operação no método UFSC que está situada no Sítio Paiol Velho.

Limpeza Urbana: Projeto RECICLAR UNIVILLE
26 de Outubro
14h às 18h

O Programa Institucional Reciclar é um programa de extensão da UNIVILLE e estará participando da Semana Lixo Zero com a limpeza urbana! Estaremos focados na limpeza de algumas ruas do Centro de Joinville, tanto de materiais recicláveis quanto não recicláveis. O destino que daremos a esses resíduos e lixos será encaminhá-los para a Coleta Seletiva, assim, terão a destinação final correta. Durante a ação, os participantes precisarão vestir máscara e luvas para que não haja risco para os mesmos. A participação de outras pessoas interessadas é livre, desde que de acordo com as questões colocadas acima.

Live: Maternidade e Casa Lixo Zero
26 de Outubro
19h às 20h
Instagram
@rastro.eco.br e @jupamplonas2

Visita Técnica - Reciclagem de Isopor
27 de Outubro
11h às 12h
Instagram
@rastro.eco.br

Você sabia que o EPS, famoso isopor, é reciclável? Aqui em Joinville a Termotécnica é pioneira no Brasil no que diz respeito à reciclagem deste material. Muita gente acha que o isopor não é reciclável porque em diversas regiões do Brasil não há quem recicle o material. Nesta visita técnica iremos "invadir" a unidade de reciclagem da Termotécnica em Pirabeiraba e apresentar como funciona esse processo. Veremos o processo completo, desde o recebimento do material, até os produtos finais que podem ser feitos com o isopor reciclado.

Live: A Sustentabilidade Acessível para Mulheres na Menstruação
27 de Outubro
19h às 20h
Instagram
@atocadabruxa

Convidamos toda a comunidade para discutir, repensar e experienciar formas e cuidados á cerca da menstruação e seu impacto ambiental com a produção/decomposição e descarte de absorventes. Há meios acessíveis e seguros que garantem uma saúde física, financeira e emocional feminina, produzindo um efeito sustentável na forma que usamos/descartamos os absorventes nas fases de menstruação. Nessa Live, iremos explanar sobre o impacto ambiental, a relação da mulher com o próprio corpo e a sua menstruação, e formas sustentáveis (baratas, seguras e saudáveis) de nos cuidar sem impactar ou o mínimo possível, o meio ambiente.

Live: Plantas Medicinais como alternativas naturais para prevenção e saúde
27 de Outubro
19h às 20h
Instagram
@liana.graciela

A fitoterapia é usada por diferentes tradições, das origens mais antigas às mais atuais. As propriedades das plantas são usadas em diversos medicamentos tradicionais. Embora o uso das plantas medicinais seja comum, devem ser utilizadas com cuidado. Toda planta possui um campo de energia, capaz de influenciar de forma sutil a vida dos seres vivos. Conhecendo as propriedades e o campo energético das plantas, podemos utilizá-las no equilíbrio das emoções e pensamentos. O desequilíbrio das duas coisas, desencadeiam a maioria das doenças conhecidas, como por exemplo a ansiedade e depressão. Na live, contarei um pouco da minha história com a gestão de resíduos e sustentabilidade, e compartilharei um pouco sobre os estudos do uso das plantas medicinais, as principais formas de preparo (infusões, tinturas, emplastros, etc) e as principais ervas com base na fitoterapia tradicional, xamânica e indígena. Professora Mestra em Física, participei de vivências e retiros xamânicos, realizei cursos na área de fitoterapia indígena, estudo as plantas medicinais através da fitoterapia tradicional a alguns anos de forma independente, além de carregar na ancestralidade o uso dos chás e plantas como tratamentos caseiros.

Roda de Conversa: Mulheres Lixo Zero
27 de Outubro
16h
Google Meet
https://www.sympla.com.br/mulheres-lixo-zero__1021487

A Raquel da Be.e assessoria de mães e mulheres e a Gerrana da Pitangueira Eco irão mediar um bate papo sobre o que é possível e o que não é possível fazer pelo meio ambiente e pelo nosso mundo em nossas rotinas de mulheres e mães. Será um papo sem julgamentos, cheio de curiosidade, sincero e real. Bora lá? Roda de conversa para mulheres, mães e homens também que querem conversar e fazer trocas sobre o tema lixo zero e rotina por um mundo melhor.

Forum: Indústria e Varejo juntos na redução de resíduos
28 de Outubro
16h30 às 18h
Online no Sympla
https://www.sympla.com.br/forum-industria-e-varejo-juntos-na-reducao-de-residuos__1014835

Que tal falarmos sobre os resíduos do ponto de vista de eficiência? A geração de sobras em processos produtivos e os desperdícios que ocorrem no varejo são sinais de ineficiência nos processos. Dessa forma, além da questão ambiental vinculada a geração de resíduos, trazemos um olhar voltado para a eficiência e redução de custos. Variáveis essas que brilha aos olhos de executivos e gestores pois impactam diretamente no resultado financeiros de suas operações e empresas. E a tecnologia veio para contribuir no desenvolvimento dessa agenda e se torna uma grande aliada para identificarmos pontos de melhorias. Mas de que tecnologias estamos falando? Como ela pode ajudar no processo de redução de resíduos? Como ela consegue beneficiar o meu negócio ao mesmo tempo em que gera impactos positivos ao meio ambiente? Esses são exemplos das reflexões discutiremos no Fórum Indústria e Varejo: juntos na redução de resíduos. Nesse encontro contaremos com a participação de profissionais de referência na área da tecnologia e de gestão de negócios que compartilharão as atualidades e diversos cases de sucesso na integração da tecnologia com a redução de resíduos. Você é nosso(a) convidado(a) para esse encontro riquíssimo de conhecimento! Mediador: Wellington Baldo: Entusiasta e com uma incansável vontade de aprender sempre mais sobre projetos de transformação e inovação. Professor universitário e de pós graduação, empreendedor em projetos de impacto e sustentabilidade, formado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFSC e com mestrado em Administração de Empresas, na área de Gestão da Inovação e com linha de pesquisa em sustentabilidade pela FEI/SP. Atua na área de sustentabilidade há mais de 10 anos, com passagem em grandes corporações como o Itaú Unibanco e desenvolvimento de projetos relacionados a estratégia e governança de sustentabilidade, indicadores e mensuração de impacto, orientação para certificação B, programas de educação ambiental entre outros. Convidados: Irving Prochnow: Mais de 10 anos de experiência em projetos nacionais e internacionais de inovação para supply chain. Certificado em análise de negócios, gerenciamento de projetos e neuromarketing, hoje atua coordenando a equipe de Product Marketing Camila Angie Schmalz: Apaixonada por comunicação, criatividade e desenvolvimento de novos negócios, é dedicada a ajudar empresas a obterem o máximo de proveito e excelência em suas jornadas de crescimento. Designer de Moda, e com MBA em Marketing, está há 10 anos no setor de comunicação e marketing. Na Neogrid, há 4 anos, onde é responsável pela comunicação global, atuando como coordenadora de marketing. Patrocínio: Neogrid | Meu Resíduo | Fliperama Espaço Colaborativo | Termotécnica Realização: Rastro Sustentabilidade Idealização: Instituto Lixo Zero Brasil

Live: O Lixo e a Fauna Marinha do Nosso Litoral
28 de Outubro
16h às 17h
Instagram
@beaschulze_arte_design

Um bate-papo sobre a problemática do lixo nos oceanos. Como o lixo afeta a conservação da fauna marinha no nosso litoral e quais as espécies mais afetadas, será o tema da nossa live. Participação: Msc. Annelise C. Holz e Msc. Thiago F. Souza, biólogos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS) - Univille. Mediação: Bióloga Msc. Beatriz Schulze.

Visita Técnica - Escritório Lixo Zero
29 de Outubro
10h
Instagram
@rastro.eco.br

Você sabia que o Fliperama Espaço Colaborativo foi o primeiro Coworking de Joinville a se tornar lixo zero? Com um minhocário na sacada, centrais de reciclagem bem organizadas e identificadas, as mais de 40 pessoas (antes da pandemia) que trabalham no local reciclam todos os seus resíduos, destinando apenas o lixo do banheiro para o aterro sanitário. Vamos mostrar como isso funciona na prática e dar dicas de como engajar as suas equipes a tornarem seus locais de trabalho lixo zero!