Palestra: A Poluição Plástica nos Oceanos
19 de Outubro
7h30 às 11h30
Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer
Rua Márcio Luckow, 450 - Vila Nova
Serão atendidas 5 turmas do ensino fundamental

Todos os anos, 8 milhões de toneladas de plástico entram nos nossos oceanos, ameaçando a vida marinha e humana e destruindo os nossos ecossistemas naturais. A poluição plástica é um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo, com estatísticas mostrando que haverá mais plástico nos oceanos do que peixes até 2050. Para mudar o futuro, cada um de nós precisa fazer a nossa parte. Precisamos que todos se prontifiquem a pensar profundamente sobre como podemos não apenas reduzir, reutilizar e reciclar, mas também inspirar novos comportamentos. Ministrante: Alice Daman - Voluntária e mentora da Semana Lixo Zero Joinville

ABERTURA - Caminhada & Limpeza: Plogging Joinville
19 de Outubro
14h às 16h
ADE: Embraco - Concentração na quadra coberta
Rua Rui Barbosa, 925 - Costa e Silva
Inscrições no local

A ideia de reunir corrida/caminhada com limpeza de áreas públicas surgiu na Suécia e ficou conhecida com o nome de plogging. Esta atividade acabou se tornando popular pelo mundo, são muitos os "praticantes" que já divulgam a ação nas redes sociais. O objetivo, além de incentivar a prática de esportes, é conscientizar as pessoas dos problemas causados pelos resíduos descartados de forma incorreta. Podemos dizer que é um ato de cidadania que nos faz refletir sobre as nossas escolhas e sobre o que podemos fazer para melhorar a vivência na nossa cidade. Vem correr e limpar por onde a gente passa? Essa ação é organizada pela Associação Desportiva Embraco e conta com o apoio do Grupo de Corridas da ADE / Metronorte / Rastro Sustentabilidade e Coletivo de Limpezas Urbanas de Joinville. Ponto de econtro na quadra coberta da ADE. Serão disponibilizados sacos de lixo e luvas para todos os participantes!

COLETA DE LIXO ELETRÔNICO
19 a 28 de Outubro
9h às 18h
Joinville
Confira os pontos de coleta na descrição abaixo

Precisamos tratar nossos resíduos eletrônicos com mais cuidado. Eles são essenciais em nossas vidas, mas depois que não possuem mais conserto, se descartados incorretamente são resíduos perigosos. Em parceria com a Weedo de Florianópolis, a Semana Lixo Zero Joinville desenvolveu alguns pontos de coleta de lixo eletrônico em Joinville. Traga: televisores, computadores, mouses, teclados, celulares e outros eletrônicos que iremos encaminhar corretamente para a reciclagem. Locais para recebimento: FLIPERAMA ESPAÇO COLABORATIVO: Rua Orestes Guimarães, 876 - América AGEMED: Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 697 – Bucarein ESCOLA DE MÚSICA ARTE MAIOR: Rua Orestes Guimarães, 104 - América UFSC: R. Dona Francisca, 8300 - Distrito Industrial UDESC: Restaurante Universitário - R. Paulo Malschitzki, 20 - Zona Industrial Norte

Oficina: Aproveitamento Integral dos Alimentos - SHOPPING MUELLER
19 de Outubro
15h às 17h
Cozinha do Shopping Mueller
Rua Sen. Felipe Schmidt, 235 - Centro
Inscrições: mesabrasilcaj@sesc-sc.com.br

Diariamente, toneladas de alimentos são desperdiçadas em todos os elos da cadeia alimentar, do cultivo ao ato de comer. Pensando em unir ações para reduzir esse desperdício, a oficina abordará a produção de pães e geleias a partir do aproveitamento integral dos alimentos: o qual está relacionado ao consumo de partes usualmente não aproveitadas, como cascas, entrecascas, folhas, talos e sementes. Todos nós podemos fazer a nossa parte! Venha participar conosco da oficina realizada pelo Projeto Sabor de Sobra da Univille e o Programa Mesa Brasil Sesc!

Mutirão de Limpeza - Ilha do Morro do Amaral
20 de Outubro
9h às 12h
Ilha do Morro do Amaral
Av. Kurt Meinert, 7200 - Paraguamirim
Inscrições no local

A Ação de Limpeza voluntária na Ilha Morro do Amaral tem como objetivo ajudar a limpar a Lagoa Saguaçú, principalmente Avenida Beira Mar e o manguezal. Chamar a atenção dos moradores e visitantes para a importância de preservação deste importante ecossistema, que, além de atração turística e de lazer, provem o sustento de pescadores e de diversas famílias que ali residem. Esta Ação conta com apoio da Colônia de Pescadores Z – 32, através da sua presidente dona Ângela. Algumas entidades parceiras também se farão presente: Rastro Soluções Sustentáveis - Semana Lixo Zero, Vital Equipamentos de Proteção, Ambiental, Seinfra, Sesc, Engenheiros sem fronteiras e outras que virão. Seja você um voluntário. Venha conosco!

Roda de Conversa: Criação Consciente
21 de Outubro
10h às 12h
Coreto Cultural - Casa do Capitão
Rua Saguaçu, 212 - Saguaçu
Inscrições no local

A chegada dos filhos oportuniza às famílias repensarem suas rotinas criando novos hábitos. Propomos uma roda de conversar onde sejam partilhadas experiências conscientes e sustentáveis para ampliar nossa visão, abrindo novos olhares a uma gama mais diversa de possibilidades, incentivando cuidados e modos de vida mais alinhados aos ciclos naturais. #Amamentação | #PartoHumanizado | #TerapiasNaturais | #FraldasdePano | #AlimentaçãoConsciente | #PaisEMãesCoresponsáveis Mediadoras: Sheila Wehling - nutricionista funcional, proprietária da Verde Capim orgânicos, veganos e cruelty free. Aline Melo - Doula e Psicoterapeuta, mãe da Clara e da Mariana, companheira do Fábio, empreendedora. Sarah Pinnow e João Guilherme - Designers, empreendedores, produtores culturais, parceiros e pais da Flora e da Alice. Apoio: Casa do Capitão Só chegar! Traga sua almofadinha, canga ou cadeirinha de praia pra esse bate-papo pra lá de inspirador :D

Descarte Consciente UNIMED
22 a 26 de Outubro
8h30 às 17h30
Unimed Joinville
Rua Otto Boehm, 478 - América
Inscrições no local

O descarte correto dos resíduos é um passo importante para a prevenção e proteção da nossa cidade. A Unimed Santa Catarina, apoia e quer ajudar nesse ato de compromisso com as próximas gerações. Na Semana Lixo Zero, vamos abrir um ponto de coleta para óleo de cozinha usado e pilhas e baterias de aparelhos eletrônicos. Aproveite essa oportunidade para trazer aqueles materiais que você tem guardado há tempo. Todo o óleo de cozinha e pilhas e baterias recebidos, serão destinados de maneira correta, cumprindo um ciclo que não agride, prospera. Participe!

Painel: Boas Práticas em Programas Corporativos de Sustentabilidade
22 de Outubro
Recepção: 18h30 - Inicio: 19h Término: 20h30
CNEC - Teatro de Bolso
Rua Cel. Francisco Gomes, 1290 - Anita Garibaldi
www.sympla.com.br/semana-lixo-zero---cnec-joinville---boas-praticas-em-programas-corporativos-de-educacao-ambiental__373855

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Gaia Fecoagro: Projeto desenvolvido pela Fecoagro Fertilizantes e Gaia Consultoria Ambiental com os 250 colaboradores das unidades de São Francisco do Sul em 2017. Programa Educacional com encontros mensais temáticos, ludicidade e compartilhamento de conceitos ambientais técnico-comportamental, com objetivo de envolver o Ser Humano e o Coletivo na corresponsabilidade em preservar o meio ambiente. Inovação em Sustentabilidade nas Unidades Industriais. Envolvimento profundo da equipe e das pessoas em uma construção coletiva de transformação da realidade na indústria. Camila Heloisa Silveira. Parceira Institucional Gaia Consultoria Ambiental. Responsável por Inovação em Metodologias Participativas em processos de engajamento e diálogo. Bacharel em Biologia Marinha, Mestre em Oceanografia Ambiental e Guerreira sem Armas Instituto Elos Brasil. ENERGIAS RENOVÁVEIS: O que é energia fotovoltaica, panorama atual no Brasil e no Mundo, benefícios do seu uso e projeções futuras da geração distribuída de energia. Micro e Mini Geração de Energia: uma realidade crescente. Demonstração do case Confecções Mannes, projeto de 640 módulos fotovoltaicos, totalizando 201,6 kWp de potência instalada. No ano de 2016, este foi o maior projeto de geração de energia distribuída conectado à rede da Celesc e um dos maiores do Brasil em modelo rooftop. Serão abordados dados técnicos de geração de energia, viabilidade financeira, bem como conceitos ambientais que impactam na pegada de carbono, como árvores plantadas, CO2 retirados da atmosfera, entre outros. Fábio Luciano Chaves. Co-fundador da Ecoa Energias Renováveis. Responsável pela área Comercial. Bacharel em Direito pelo SOCIESC (2012). Com passagens nas empresas: Martinelli Advocacia Empresarial e Tigre Tubos e Conexões. Após a apresentação dos dois cases, será aberto ao público um tempo para perguntas e bate-papo.

Feira de Troca de Livros - CNEC
22 a 27 de Outubro
8h às 21h30
Hall - CNEC Joinville
Avenida Getúlio Vargas, 1266 – Anita Garibaldi
Inscrições no local

A proposta da troca de livros é compartilhar conhecimento e boas leituras. Estará disponível no hall da FCJ um expositor com diversos livros que estarão disponíveis para leitura. Você pode levar para sua casa, desde que deixe outro livro para disponibilizar à outra pessoa.

Feirinha Lixo Zero - Secretaria de Cultura e Turismo
22 a 27 de Outubro
9h às 17h
Praça Nereu Ramos

A Feirinha Lixo Zero é uma ação da Secretaria de Cultura e Turismo dentro da Semana Lixo Zero; tem como objetivo demonstrar que é possível produzir artesanato a partir de materiais reciclados, além de dar novo uso a roupas, livros e antiguidades.

ROTA DA RECICLAGEM - Cooperativa de Reciclagem
22 de Outubro
9h às 12h
UDESC Joinville
Rua Paulo Malschitzki, 20 - Zona Industrial Norte
Inscrições: www.sympla.com.br/rota-da-reciclagem---semana-lixo-zero__373593

Em parceria com a UDESC visitaremos a Cooperativa de Reciclagem ASSECREJO no bairro Aventureiro, que recebe parte da coleta seletiva do município. Venha entender mais sobre esses locais de reciclagem e saber da importância para a nossa sociedade. Vagas limitadas.

Mutirão de Limpeza INFRAERO
22 de Outubro
8h às 12h
Aeroporto de Joinville
Av. Santos Dumont 9000 - Aventureiro
Evento restrito.

Mutirão de limpeza do Rio Iririú-guaçu, que passa ao lado do aeroporto, para retirada de resíduos que são trazidos pela maré. Como é uma área restrita de segurança do aeroporto, não será aberto para o público em geral. Participarão da ação voluntários dos bombeiros, Engenheiros Sem Fronteiras e Coletivo de limpeza de Joinville.

Palestra: Reconectar para evoluir
22 de Outubro
10h15 às 12h
Auditório UFSC - 217A
R. Dona Francisca, 8300 - Distrito Industrial
Inscrições no local

O que é ser humano? Qual é a nossa natureza? O que é sustentabilidade para o indivíduo, a sociedade e o desenvolvimento? Qual é o papel do engenheiro neste contexto? Estas e outras perguntas serão lançadas durante esta palestra de abertura da SLZ na UFSC. Como base para a reflexão serão utilizados conceitos teóricos advindos da ecologia e das ciências humanas. Tudo isso será apresentado com exemplos práticos de projetos e vivências da palestrante em atuações no Rio de Janeiro, na Alemanha, no Vietnã, Nepal, entre outros países. O intuito desta palestra é promover uma reflexão profunda e crítica, entre os seus participantes de forma ilustrativa e interativa; sobre o ser humano e sua relação com o meio ambiente. Vamos juntos celebrar o que nos une! Palestrante: Juliana Bustamante - Socióloga e Antropóloga, especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Ciências Florestais e Ecologia (Alemanha). Há 10 anos atua na área socioambiental.

Oficina: Óleos Essenciais
22 de Outubro
19h30
Estúdio Wellness
Rua Otto Boehm, 225 - América
Inscrições pelos telefones: 99964-5992 ou 98836-8929

Conheça as variedades e benefícios dos óleos essenciais. Dicas e receitas simples para fazer e usar no dia-a-dia. Será sorteado um óleo do TERRA. Ministrante: Anelise Salces, bacharel em Terapia Ocupacional, Mestre em Ciências da Terapia Ocupacional no Canadá, Pós em Comportamento e 12 anos de experiência com crianças com necessidades especiais.

Oficina: Compostagem Doméstica - UFSC
22 de Outubro
12h às 13h30
Tenda Lixo Zero - Pátio UFSC
R. Dona Francisca, 8300 - Distrito Industrial
Inscrições no local

Cerca de 40% de todos os resíduos que geramos são orgânicos! Com a compostagem conseguimos tratar nossos resíduos orgânicos e devolver para o solo nutrientes que muitas vezes se perdem quando encaminhados para aterros e lixões. Mais que um conceito, a sustentabilidade é uma maneira de pensar e agir. O que você aprenderá na prática: Porque fazer compostagem O que é compostagem Técnicas de Compostagem Como montar a própria composteira* Quais os cuidados necessários Composto orgânico e suas utilidades * Todos os materiais já estão inclusos: estrutura, ferramentas, matriz de minhocas e serragem. No final da oficina, sortearemos a composteira feita no local para 1 participante levar pra casa Eaí, vamos?

Oficina: Aproveitamento integral de alimentos
22 de Outubro
15h30
Mercearia Pura Vida
Rua Ministro Calógeras, 1514 - Atiradores
Inscrições: 47 3202-9800 (ligação ou whats)

Faremos um preparo muito versátil para o dia a dia utilizando casca de banana verde, sim, aquela que vai para o lixo. Conversaremos sobre alternativas para transformar nosso “lixo” em alimentos que forneçam nutrientes para o nosso corpo. A oficina será ministrada pelo Chef Michael Miranda, gastrônomo, professor de gastronomia e chef da Mercearia Pura Vida.

Oficina: Faça seu saquinho para compras a granel
23 de Outubro
16h às 18h
Sala de costura (E117) - Univille
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte
Inscrições: karla.azana@gmail.com

Você sabia que a ONU classificou o plástico como o maior desafio ambiental do século XXI? E que os materiais mais encontrados em nossas águas são canudinhos e sacolas plásticas? Além disso, com relação à indústria têxtil, você sabia que toneladas de tecidos são descartadas diariamente em lixões e aterros sanitários, contaminando nossos solos e rios? Como amantes da natureza, pensamos em uma alternativa para a diminuição da utilização daquelas sacolas plásticas transparentes, sabe? Aquelas utilizadas quando vamos comprar alguma fruta, verdura, grãos ou sementes, seja no supermercado ou em casa de produtos naturais. Então, que tal participar de uma experiência conosco e contribuir com a causa “Lixo Zero”? Venha fazer seu próprio saquinho de tecido (com material de reaproveitamento), que poderá substituir a utilização dessas sacolinhas, além de possuir outras utilidades e ajudar o meio ambiente.

Dinâmica do Aquário - Univille e AVIVA
23 de Outubro
19h às 20h30
Sala E117 - Univille
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte
Inscrições no local

Você sabia que a Dinâmica do Aquário é uma metodologia que acontece de forma circular como ferramenta para compartilhar informações? E que pode ser uma alternativa para substituir as tradicionais rodas de conversa e de entrar em consensos coletivos? Para nós, a melhor forma de sonhar é em conjunto, trocando experiências e conhecimentos! Além de criar novas possibilidades de melhorias e projetos. Mas sabemos que essa jornada de tantos sonhos e ideias tem inúmeros obstáculos. Pés no chão. Nos deparamos com desafios. Internos, autorresponsabilidade. Externos, responsabilidade. Sistêmicos, corresponsabilidade. E então, surgem as perguntas: o que faz a consciência despertar para o consumo? Por quê despertar? Por onde começar? Como expandir esse nível de consciência? Venha descobrir essa metodologia conosco, fazer novas conexões e ser parte dessa nova construção de visão de mundo. E aí, como anda sua consciência com relação ao que você consome?

Oficina: O que o seu café tem a ver com consumo consciente?
23 de Outubro
15h às 17h
Terra Natal Café
R. Jaraguá, 1019 - América
Inscrições: com Morgana pelo Whatsapp 48 9 9930-3628

Vamos pegar um café? Ta aí um convite irresistível, né?! O café conecta as pessoas, propõe discussões, traz aquela pausa pro dia... mas você sabe o que andam fazendo com o nosso café nas lavouras? Você deve imaginar, mas vim aqui te apresentar uma solução. Já ouviu falar de café orgânico? Nessa oficina você terá a oportunidade conhecer um pouco mais sobre ele e provar alguns grãos. Mas e se além de tudo isso ele fosse saboroso, sem amargor, naturalmente doce? E se você sentisse um gosto de mel, rapadura, frutas amarelas? Você irá conhecer o café especial, um café totalmente sem defeitos, agradável ao paladar e que busca transparência na cadeira, ou seja, da fazenda até xícara você fica conhecendo todos os envolvidos. Queremos te apresentar esses outros mundos dentro do café. Venha pra nossa oficina que o café é por nossa conta.

Coleta de Óleo e Pilhas - UDESC
23, 24 e 25 de Outubro
8h30 às 16h
Hall bloco F - UDESC
R. Paulo Malschitzki, 20 - Zona Industrial Norte
Inscrições no local

Traga suas pilhas e óleo de cozinha para a reciclagem. O óleo arrecadado será utilizado em uma oficina de sabão caseiro, e o que não for utilizado será destinado de maneira ambientalmente correta. Na entrega de um item, você recebe algumas sementes ou mudas de plantas. Vamos participar?

FORUM ORGANIZANDO: cultivo, alimentação e compostagem - DIA 1
23 de Outubro
18h30 às 21h30
CNEC - Teatro de Bolso
Rua Cel. Francisco Gomes, 1290 - Anita Garibaldi
Inscrições: https://www.sympla.com.br/forum-organizando-cultivo-alimentacao-e-compostagem__375310

Será que a maneira como cultivamos nossos alimentos é sustentável? Já parou para pensar no impacto ambiental dos nossos hábitos alimentares? O que você faz com os resíduos orgânicos que você gera diariamente? O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. A monocultura, predominante em nosso país, exaure o solo e reduz a biodiversidade.Estima-se que 80% do desmatamento da Amazônia seja devido a pecuária. O consumo intenso de carne está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e câncer. Estima-se que 50% do que chamamos de "Lixo" seja composto por resíduos orgânicos, ou seja, cascas de frutas, legumes e restos de comida. Para repensar e discutir essas problemáticas, reunimos especialistas em diversas áreas para apresentar que é possível organizar esse ciclo orgânico e criar um mundo sustentável! Serão três dias de painéis e palestras abordando o impacto da nossa alimentação e novos hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Uma visão sobre os processos de compostagem e o reaproveitamento dos resíduos orgânicos. E para fechar o ciclo, experiências de sucesso no cultivo de alimentos orgânicos e sistemas agroflorestais. AGENDA: 23/10 - TERÇA - ALIMENTAÇÃO 18h00 - Café de boas vindas 19h00 - Alimentação Ayurvédica - Tatiana Caliare 19h40 - Comida gostosa, prática, justa e saudável - Flora Refosco 20h20 - Painel: Alimentação Consciente e Empreendedorismo 21h30 - Encerramento

Feira de Trocas - Univille
23 de Outubro
20h30 às 22h
Sala E117 - Univille
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte
Inscrições no local

Todos os dias somos impulsionados por propagandas de incentivos ao consumo. A estratégia seduz, é cheia de cores, belezas, sorrisos, prazeres e sonhos que nos fazem querer compartilhar da mesma tendência e o ato da compra é consumado. Então, tem-se um produto que nunca (ou dificilmente) foi usado e que faz aniversário de esquecimento. E aí, já se viu numa situação parecida? Temos uma dica para te dar: DESAPEGA! É necessário perceber que aquela peça parada - e, muitas vezes, esquecida - pode ter muito mais valor para outra pessoa, fazer parte de outra história. Vamos aprendendo a valorizar todas as coisas ao nosso redor ao refletir, recusar, reutilizar, reduzir e reciclar. Isso é transmutar, ressignificar. É abrir caminhos para encontrar novas possibilidades de produtos que realmente tenham representatividade e valor para o nosso momento. Que tal dar uma olhada no seu quarto, selecionar essas peças que estão esquecidas e participar de uma noite de trocas com a gente? Traga suas peças etiquetadas e saia com novas peças, experiências e conexões! Consumir diferente, é SER consciente.

Dinâmica do Aquário - Univille e AVIVA
24 de Outubro
14h às 15h
Sala A204 - Univille
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte
Inscrições no local

Você sabia que a Dinâmica do Aquário é uma metodologia que acontece de forma circular como ferramenta para compartilhar informações? E que pode ser uma alternativa para substituir as tradicionais rodas de conversa e de entrar em consensos coletivos? E senso de coletividade, para nós, é acreditar que a Natureza do Ser é o Ser da Natureza e como um organismo sistêmico, somos impactados igualmente pelas nossas ações. Por isso, iremos levantar questões que interferem em nosso sistema atual, como: E o consumo desenfreado? E os resíduos que geramos - direta e indiretamente? O que é sensação de pertencimento? Como a empatia para com o todo e a corresponsabilidade afetam nossas ações? Além disso, abordaremos conceitos como Ancestralidade, Ecologia Profunda e Ecopsicologia. Que tal mergulhar com a gente nessas reflexões diversas e abrir novos caminhos interiores e coletivos? Venha descobrir essa metodologia e mobilizar essa energia conosco! Sentiu esse chamado no coração? Vem!

Oficina: Hurakan - Barco movido a Energia Solar - UDESC
24 de Outubro
10h
UDESC Joinville
Rua Paulo Malschitzki, 20 - Zona Industrial Norte
Inscrições: www.joinville.udesc.br/portal/siac/

A equipe Hurakan é um projeto extracurricular que agrega o conhecimento dos alunos dos cursos de engenharia com foco no barco movido a energia solar. Apresentaremos o projeto e discutiremos sobre as tecnologias que envolver a energia solar.

Palestra: Reduzir e Repensar a Construção Civil - MORALAR
24 de Outubro
19h às 21h
Anfiteatro I - Univille
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte

A Moralar em parceria com o Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Univille realizará uma palestra sobre reduzir e repensar os insumos excedentes da construção civil e qual o papel da arquitetura neste processo, para que promova cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Desapega - Brechó Chick - CNEC
24 de Outubro
18h às 21h
Hall - CNEC Joinville
Avenida Getúlio Vargas, 1266 – Anita Garibaldi
Inscrições no local

A proposta do Desapega é colocar em prática os R's indicados na educação ambiental (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), trazendo para o hall da Instituição roupas, calçados, utensílios decorativos e domésticos que estão em desuso em um lar e oferecer a outro que poderá colocá-lo em uso novamente.

ROTA DA RECICLAGEM - Reciclagem Isopor e Horta Comunitária
24 de Outubro
8h30 às 17h30
UDESC Joinville
Rua Paulo Malschitzki, 20 - Zona Industrial Norte
Inscrições: www.sympla.com.br/rota-da-reciclagem---semana-lixo-zero__373593

Em parceria com a UDESC visitaremos 3 pontos da cidade onde a Reciclagem e a Sustentabilidade são premissa nos processos. Pela manhã visitaremos a Cooperativa de Reciclagem Sul que recebe parte da coleta seletiva do município e a tarde, visitaremos a Central de Reciclagem da Termotécnica (reciclagem de isoport) e na sequência a Horta Comunitária do Costa e Silva, com seu case de sucesso de agricultura orgânica urbana e compostagem. A visita da manhã será uma só e as outras duas a tarde no mesmo circuito. Vagas limitadas.

Meditação da Lua Cheia - Nacional
24 de Outubro
20h às 21h
Museu de Arte de Joinville
Rua XV de novembro, 1400 - América
Inscrições no local

A Lua tem um efeito muito específico nas marés e em toda a água do planeta, e o nosso corpo é 70% de água. Uma grande oportunidade de mergulhar no silêncio do seu Ser. Todos os meses os voluntários da Arte de Viver se reúnem em diferentes cidades brasileira para guiar um meditação no primeiro dia da Lua Cheia. Não é necessária experiência, é aberta a todos e gratuita. **Se possível levem sua canga/yoga mat/manta/toalha para se sentar mais confortavelmente.** Não é necessário ter experiência prévia, pois faremos uma meditação guiada. Serão várias meditações simultâneas em todo o país! www.artofliving.org/br-pt/meditacao-da-lua-cheia Tem interesse em participar de um curso de meditação? Veja informações no link: https://goo.gl/BnvFuu Saiba mais sobre a Arte de Viver: www.artedeviver.org.br Facebook: artedeviverbr Instagram: @artedeviverbr Próximas Meditações da Lua Cheia 2018: 23 de novembro 22 de dezembro

FORUM ORGANIZANDO: cultivo, alimentação e compostagem - DIA 2
24 de Outubro
18h30 às 21h30
CNEC - Teatro de Bolso
Rua Cel. Francisco Gomes, 1290 - Anita Garibaldi
Inscrições: https://www.sympla.com.br/forum-organizando-cultivo-alimentacao-e-compostagem__375310

Será que a maneira como cultivamos nossos alimentos é sustentável? Já parou para pensar no impacto ambiental dos nossos hábitos alimentares? O que você faz com os resíduos orgânicos que você gera diariamente? O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. A monocultura, predominante em nosso país, exaure o solo e reduz a biodiversidade.Estima-se que 80% do desmatamento da Amazônia seja devido a pecuária. O consumo intenso de carne está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e câncer. Estima-se que 50% do que chamamos de "Lixo" seja composto por resíduos orgânicos, ou seja, cascas de frutas, legumes e restos de comida. Para repensar e discutir essas problemáticas, reunimos especialistas em diversas áreas para apresentar que é possível organizar esse ciclo orgânico e criar um mundo sustentável! Serão três dias de painéis e palestras abordando o impacto da nossa alimentação e novos hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Uma visão sobre os processos de compostagem e o reaproveitamento dos resíduos orgânicos. E para fechar o ciclo, experiências de sucesso no cultivo de alimentos orgânicos e sistemas agroflorestais. AGENDA: 24/10 - QUARTA - COMPOSTAGEM 18h00 - Café de boas vindas 19h00 - Compostagem: a solução do Hotel SESC Cacupé - Renato Trivella 19h40 - Método Lages de Compostagem e o Programa Lixo Orgânico Zero - Germano Guttler 20h20 - Painel: Tendências e perspectivas Compostagem - Doméstica, comunitária e industrial 21h30 - Encerramento

Oficina: Arteterapia e os 4 elementos da natureza - conexões para o equilíbrio do SER
24 de Outubro
15h30 às 17h30
Sala A 204 - Univille
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte
Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-de-arteterapia-e-os-4-elementos-da-natureza---conexoes-para-o-equilibrio-do-ser__380059

Arteterapia é uma ciência multidisciplinar que utiliza a arte e a psicologia para o desenvolvimento humano, principalmente no que diz respeito ao seu crescimento pessoal e criativo. Expressões artísticas são empregadas com objetivos terapêuticos de exteriorização de inquietações e sentimentos aprisionados. Já que a arte relaciona realidade e fantasia, ela mobiliza os sentimentos e emoções mais profundos dos seres humanos. Por meio do fazer artístico o homem também reconhece sua própria identidade e tipos de representações e conexões como o meio ambiente, desta forma, disponibiliza-se a novas oportunidades. Com esta oficina visamos promover uma vivência dos 4 elementos da natureza aos participantes para que eles possam identificar conexões mais estruturais e fundamentais com estes elementos; para perceberem as relações dos elementos da natureza com características da sua personalidade; identificarem o que cada elemento provoca em si e no grupo de forma artística e criativa; e oportunizar o resgate do “ser criança” através da vivência de técnicas artísticas e lúdicas. Facilitadoras: Silvia Motta - Psicologia, especialista em Psicologia do Trabalho e Arteterapia, Mestre em Educação e Educadora há 25 anos na Univille. Juliana Bustamante - Socióloga e Antropóloga, especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Ciências Florestais e Ecologia (Alemanha). Há 10 anos atua na área socioambiental.

Oficina: Sabão Caseiro - UDESC
24 de Outubro
9h20
UDESC Joinville
Rua Paulo Malschitzki, 20 - Zona Industrial Norte
Inscrições: www.joinville.udesc.br/portal/siac/

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia, em geral, vai direto para a rede de esgoto, o que causa o entupimento da mesma. Nos locais onde a rede de esgoto é deficiente, invariavelmente esse óleo acaba poluindo as águas, o solo. A oficina de sabão caseiro, tem por intuito a reciclagem do óleo de cozinha para produção de sabão por meio de envolvimento dos alunos do CCT, assim contribuir com a preservação

Palestra: Compostagem na Universidade - UDESC
24 de Outubro
15h
Auditório E - UDESC
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte
Inscrições: www.joinville.udesc.br/portal/siac/

Cerca de 40% de todos os resíduos que geramos são orgânicos! Com a compostagem conseguimos tratar nossos resíduos orgânicos e devolver para o solo nutrientes que muitas vezes se perdem quando encaminhados para aterros e lixões. Mais que um conceito, a sustentabilidade é uma maneira de pensar e agir. Vamos conversar sobre esse tema tão importante? Porque fazer compostagem O que é compostagem Técnicas de Compostagem Como montar a própria composteira Quais os cuidados necessários Composto orgânico e suas utilidades.

Mostra de Projetos Sustentáveis - Brinquedos e Jogos Educativos - CNEC
24 de Outubro
18h às 21h
Hall - CNEC Joinville
Avenida Getúlio Vargas, 1266 – Anita Garibaldi
Inscrições no local

A Mostra de Projetos Sustentáveis - Brinquedos e Jogos Educativos, foi uma proposta do Professor Amilton Abel de Borba, que juntamente com os seus alunos da 6ª fase do Curso de Administração, desenvolveram pesquisa e colocaram em prática a criatividade, elaborando jogos e brinquedos, a partir de materiais de descarte. Além de conceitual também será muito divertido interagir com a amostra.

Oficina: Sabor de Sobra Univille
25 de Outubro
15h20
Cozinha da Gastronomia - Univille
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte
Inscrições: www.joinville.udesc.br/portal/siac/

A Oficina Eco-gastronômica do projeto Sabor de Sobra em parceria com REPENSE da UDESC . A oficina tem o propósito de conscientizar os participantes sobre a maneira como nos alimentamos, como consumimos o que está ao nosso redor e quais os impactos ambientais e sociais gerados a partir desse consumo. Além disso, vamos ensinar a utilizar os alimentos de forma integral, maneiras de armazenamento e o reaproveitamento de excedentes.

Hackathon Lixo Zero - UDESC
25 de Outubro
15h20
Sala L301 - UDESC
R. Paulo Malschitzki, 20 - Zona Industrial Norte
Inscrições: www.joinville.udesc.br/portal/siac/

Realização de um hackathon com um case ou uma situação de problema real, com auxílio da Rastro Sustentabilidade. O objetivo da atividade é criarmos soluções para problemas reais da nossa cidade. A melhor solução será premiada.

Revitalização Horta UDESC
25 de Outubro
15h
Horta UDESC
R. Paulo Malschitzki, 20 - Zona Industrial Norte
Inscrições no local

Revitalização da Horta UDESC, onde as plantas posteriormente serão utilizadas no Restaurante Universitário ou pelos próprios acadêmicos e servidores.

Oficina: Compostagem Doméstica - TERRA NATAL CAFÉ
25 de Outubro
15h às 19h
Terra Natal Cafés Especiais
Rua Jaraguá, 1019 - América
https://www.sympla.com.br/oficina-compostagem-domestica__385207

Resíduo orgânico não é lixo, ele tem um destino muito melhor do que o aterro! Aprenda a reciclar os nutrientes dos restos de alimentos na sua própria casa, transformando-os de forma simples em um composto orgânico, que pode ser usado para adubar jardins ou hortas. Ministrante da oficina: Eng Ambiental Maria Carolina - especializada em compostagem industrial e doméstica.

Palestra: Monte sua horta orgânica
25 de Outubro
16h
Mercearia Pura Vida
Rua Ministro Calógeras, 1514 - Atiradores
Inscrições: 47 3202-9800 (ligação ou whats)

Venha tirar todas as suas dúvidas sobre o cultivo de orgânicos, diversidade de plantas comestíveis, como semear, plantio em vasos e receba dicas para montar a sua horta orgânica e fazer a compostagem caseira. Ministrante: Produtor de orgânicos desde o ano 2000, Edson José Gehlen é de Joinville, certificado pela Cugnier.

Desfile/Concurso: Melhor Look do Brechó
25 de Outubro
21h às 22h
Hall - CNEC Joinville
Avenida Getúlio Vargas, 1266 – Anita Garibaldi
Inscrições no local

O Desfile e o concurso é uma ação espontânea dos alunos e visitantes, que ao visitar o Desapega "Brechó Chick", selecionam roupas/montam a sua combinação e desfilam. Será organizada uma comissão julgadora para selecionar o melhor look montado. O ganhador levará três peças de roupa, conforme sua seleção ( no valor máximo de R$ 50,00).

Mostra de Projetos Sustentáveis - Brinquedos e Jogos Educativos - CNEC
25 de Outubro
18h às 21h
Hall - CNEC Joinville
Avenida Getúlio Vargas, 1266 – Anita Garibaldi
Inscrições no local

A Mostra de Projetos Sustentáveis - Brinquedos e Jogos Educativos, foi uma proposta do Professor Amilton Abel de Borba, que juntamente com os seus alunos da 6ª fase do Curso de Administração, desenvolveram pesquisa e colocaram em prática a criatividade, elaborando jogos e brinquedos, a partir de materiais de descarte. Além de conceitual também será muito divertido interagir com a amostra.

Desapega - Brechó Chick - CNEC
25 de Outubro
18h às 21h
Hall - CNEC Joinville
Avenida Getúlio Vargas, 1266 – Anita Garibaldi
Inscrições no local

A proposta do Desapega é colocar em prática os R's indicados na educação ambiental (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), trazendo para o hall da Instituição roupas, calçados, utensílios decorativos e domésticos que estão em desuso em um lar e oferecer a outro que poderá colocá-lo em uso novamente.

Oficina: Leites Vegetais - SESC
25 de Outubro
8h30 às 10h
SESC Joinville
Rua Itaiópolis, 470 - América
Evento fechado

FORUM ORGANIZANDO: cultivo, alimentação e compostagem - DIA 3
25 de Outubro
18h30 às 21h30
CNEC - Teatro de Bolso
Rua Cel. Francisco Gomes, 1290 - Anita Garibaldi
Inscrições: https://www.sympla.com.br/forum-organizando-cultivo-alimentacao-e-compostagem__375310

Será que a maneira como cultivamos nossos alimentos é sustentável? Já parou para pensar no impacto ambiental dos nossos hábitos alimentares? O que você faz com os resíduos orgânicos que você gera diariamente? O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. A monocultura, predominante em nosso país, exaure o solo e reduz a biodiversidade.Estima-se que 80% do desmatamento da Amazônia seja devido a pecuária. O consumo intenso de carne está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e câncer. Estima-se que 50% do que chamamos de "Lixo" seja composto por resíduos orgânicos, ou seja, cascas de frutas, legumes e restos de comida. Para repensar e discutir essas problemáticas, reunimos especialistas em diversas áreas para apresentar que é possível organizar esse ciclo orgânico e criar um mundo sustentável! Serão três dias de painéis e palestras abordando o impacto da nossa alimentação e novos hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Uma visão sobre os processos de compostagem e o reaproveitamento dos resíduos orgânicos. E para fechar o ciclo, experiências de sucesso no cultivo de alimentos orgânicos e sistemas agroflorestais. AGENDA: 25/10 - QUINTA - CULTIVO 18h00 - Café de boas vindas 19h00 - Sistemas Agroflorestais - Fazenda da Toca SP 19h40 - Agroecologia e Produção Orgânica: Pesquisas e Desenvolvimento - Epagri Itajaí 20h20 - Coletivo de Agrofloresta de Joinville e Região - Christian Duarte Maia 21h30 - Encerramento

Palestra: Lixo Zero nas Escolas - Engenheiros Sem Fronteiras
25 de Outubro
11h30 às 13h30
Escola Municipal Avelino Marcante
R. Affonso Frederico Leopoldo Koehntopp, 38 - Bom Retiro
Inscrições no local

Os Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Joinville capacitou vários voluntários para ir até as escolas da cidade para conversar com alunos e professores sobre a necessidade da separação correta e reciclagem dos resíduos. As turmas já estão selecinadas pelo grupo junto de 4 escolas diferentes. Lixo Zero nas Escolas - ESF 2018.

Mutirão de Limpeza - Escola Bailarina Liselott Trinks
25 de Outubro
13h45 às 16h45
Escola de Ensino Médio Bailarina Liselott Trinks
Rua Rudolf Baumer, 1135 - Vila Nova
Inscrições: maria.rezende201522@hotmail.com

Vamos mobilizar nossa escola e comunidade para uma ação de limpeza ao redor de nossa escola. Venha com seus amigos e familiares nos ajudar! Só trazer muita energia e disposição!

Palestra: Energia Solar Fotovoltaica - UFSC
25 de Outubro
13h30 às 15h
Sala U104 - UFSC
R. Dona Francisca, 8300 - Distrito Industrial
Inscrições no local

Conteúdo: O que é energia fotovoltaica, panorama atual no Brasil e no Mundo, benefícios do seu uso e projeções futuras da geração distribuída de energia. Palestrante : Andre Krause, Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela UFSC, Pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela SOCIESC e Mestre em administração de empresas pela escola internacional de negócios – Hult International Business School de San Francisco, Califórnia.

Oficina: Arteterapia e os 4 elementos da natureza - conexões para o equilíbrio do SER
25 de Outubro
19h às 21h
Bonjour Coworking
Rua João Theis, 99 - Atiradores
https://www.sympla.com.br/oficina-arteterapia-bonjour__383974

Arteterapia é uma ciência multidisciplinar que utiliza a arte e a psicologia para o desenvolvimento humano, principalmente no que diz respeito ao seu crescimento pessoal e criativo. Expressões artísticas são empregadas com objetivos terapêuticos de exteriorização de inquietações e sentimentos aprisionados. Já que a arte relaciona realidade e fantasia, ela mobiliza os sentimentos e emoções mais profundos dos seres humanos. Por meio do fazer artístico o homem também reconhece sua própria identidade e tipos de representações e conexões como o meio ambiente, desta forma, disponibiliza-se a novas oportunidades. Com esta oficina visamos promover uma vivência dos 4 elementos da natureza aos participantes para que eles possam identificar conexões mais estruturais e fundamentais com estes elementos; para perceberem as relações dos elementos da natureza com características da sua personalidade; identificarem o que cada elemento provoca em si e no grupo de forma artística e criativa; e oportunizar o resgate do “ser criança” através da vivência de técnicas artísticas e lúdicas. Facilitadoras: Silvia Motta - Psicologia, especialista em Psicologia do Trabalho e Arteterapia, Mestre em Educação e Educadora há 25 anos na Univille. Juliana Bustamante - Socióloga e Antropóloga, especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Ciências Florestais e Ecologia (Alemanha). Há 10 anos atua na área socioambiental. Inscrições limitadas pelo sympla. Apenas 12 vagas!

Oficina: Compostagem Doméstica - JUSTIÇA DO TRABALHO
26 de Outubro
15h ás 16h
Justiça do Trabalho - Joinville
Rua do Príncipe, 31 - Centro
Evento destinado a servidores da Justiça do Trabalho

Cerca de 40% de todos os resíduos que geramos são orgânicos! Com a compostagem conseguimos tratar nossos resíduos orgânicos e devolver para o solo nutrientes que muitas vezes se perdem quando encaminhados para aterros e lixões. Mais que um conceito, a sustentabilidade é uma maneira de pensar e agir. Vamos conversar sobre esse tema tão importante? Através desta Oficina/Bate Papo sobre compostagem doméstica, os servidores da Justiça do Trabalho terão a oportunidade de aprender a reciclar os nutrientes dos restos de alimentos na própria casa/apartamento, auxiliando a reduzir o envio de resíduos para o aterro sanitário e gerando um adubo de excelente qualidade.

Palestra: Lixo Zero nas Escolas - Engenheiros Sem Fronteiras
26 de Outubro
13h às 17h
Instituto Priscila Zanette - Kartódromo de Joinville
R. Dorotóvio do Nascimento, 2290 - Zona Industrial Norte
Inscrições no local

Os Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Joinville capacitou vários voluntários para ir até as escolas da cidade para conversar com alunos e professores sobre a necessidade da separação correta e reciclagem dos resíduos. As turmas já estão selecinadas pelo grupo junto de 4 escolas diferentes. Lixo Zero nas Escolas - ESF 2018.

Palestra: Lixo Zero nas Escolas - Engenheiros Sem Fronteiras
26 de Outubro
8h às 12h
Escola Estadual Giovani Pasqualini Faraco
R. Dona Francisca, 4957 - Santo Antônio
Inscrições no local

Os Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Joinville capacitou vários voluntários para ir até as escolas da cidade para conversar com alunos e professores sobre a necessidade da separação correta e reciclagem dos resíduos. As turmas já estão selecinadas pelo grupo junto de 4 escolas diferentes. Lixo Zero nas Escolas - ESF 2018.

Palestra: UFSC sem plástico
26 de Outubro
10h10 às 11h30
Sala U207 - UFSC
R. Dona Francisca, 8300 - Distrito Industrial
Inscrições no local

A UFSC está passando por um momento de transição sobre a atual gestão de resíduos da Universidade. Em parceria com o campus de Florianópolis, o tema UFSC sem plástico chega em Joinville com uma palestra de uma das idealizadoras do projeto na ilha. "Temos como estratégia utilizar das cantinas como veículo de educação ambiental, alem do desenvolvimento de campanhas em prol da conscientização e redução do consumo de descartáveis. Concomitante a isso a aproximação e parcerias com a comunidade universitária é fundamental para despertarmos essa mudança de comportamento coletiva. Queremos incentivar cada vez mais a economia circular dentro da Universidade, e juntos construir uma UFSC mais SUSTENTÁVEL."

Oficina: Compostagem Doméstica - AGEMED
26 de Outubro
10h às 11h
AGEMED
Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 697 – Bucarein
Evento restrito para colaboradores e familiares.

Cerca de 40% de todos os resíduos que geramos são orgânicos! Com a compostagem conseguimos tratar nossos resíduos orgânicos e devolver para o solo nutrientes que muitas vezes se perdem quando encaminhados para aterros e lixões. Mais que um conceito, a sustentabilidade é uma maneira de pensar e agir. O que você aprenderá na prática: Porque fazer compostagem O que é compostagem Técnicas de Compostagem Como montar a própria composteira* Quais os cuidados necessários Composto orgânico e suas utilidades

Palestra: Ações ambientais em Joinville - Atitude cidadã
26 de Outubro
9h às 10h45
Escola de Educação Básica Presidente Médici
R. Pref. Helmuth Fallgatter, 1449 - Boa Vista

A palestra faz parte de um projeto de "Meio Ambiente" do ensino médio, que tem como coordenadora a prof. Eliane de Química. O Coletivo irá falar das ações de limpeza nas águas de Joinville, mais precisamente no manguezal que está no Bairro Boa Vista, junto ao Rio Cachoeira. Tem como objetivo, mostrar um pouco mais do que encontramos lá e prejudica o ecossistema da Lagoa Saguaçú / Baia Babitonga. Além de buscar o pertencimento dos alunos e o acolhimento do local, como seu. Reconhecendo o manguezal como berçário e patrimônio material de Joinville. Fazendo com que todos abrace a causa e tenha uma atitude cidadã.

Oficina: Compostagem Doméstica - ARTE MAIOR
26 de Outubro
15h às 16h30
Escola de Música Arte Maior - Unidade Infantil
Rua Lages, 59 - América
Inscrições no local

Cerca de 40% de todos os resíduos que geramos são orgânicos! Com a compostagem conseguimos tratar nossos resíduos orgânicos e devolver para o solo nutrientes que muitas vezes se perdem quando encaminhados para aterros e lixões. Mais que um conceito, a sustentabilidade é uma maneira de pensar e agir. O que você aprenderá na prática: Porque fazer compostagem O que é compostagem Técnicas de Compostagem Como montar a própria composteira* Quais os cuidados necessários Composto orgânico e suas utilidades * Todos os materiais já estão inclusos: estrutura, ferramentas, matriz de minhocas e serragem. No final da oficina, sortearemos a composteira feita no local para 1 participante levar pra casa Eaí, vamos?

Coleta de Lixo Eletrônico - Engenheiros Sem Fronteiras
27 de Outubro
10h às 18h
CEAJ - Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville
Rua Professor Ricardo Buss, 43 - Saguaçú
Inscrições no local

Precisamos tratar nossos resíduos eletrônicos com mais cuidado. Eles são esseciais em nossas vidas, mas depois que não possue mais conserto, se descartados incorretamente são resíduos perigosos. Em parceria com a Weedo de Florianópolis, os Engenheiros Sem Fronteiras fará uma ação de coleta de lixo eletrônico durante a SLZ Joinville. Traga: televisores, computadores, mouses, teclados, celulares e outros eletrônicos que iremos encaminhar corretamente para a reciclagem.

Feira: Sustentabilidade, cultura e sabor de sobra
27 de Outubro
10h às 15h
Jardim Botânico da Univille
Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte
Inscrições no local

Feira, festim ou festival? O projeto Sabor de Sobra do curso de Gastronomia da Univille realizará o evento Sustentabilidade, cultura e sabor de sobra. Uma grande festa lixo zero que tem como propósito disseminar práticas sustentáveis de agricultura e produção da nossa região. O evento será dividido setores. Setor Agricultura e produção: Haverá uma feira com produtos da agricultura familiar orgânica como hortaliças, legumes, frutas e temperos. Produtos coloniais da nossa região como mel, aipim, queijos, palmitos, muss, geleias, cucas, pães, bolos e bolachas. Setor empreendedores sustentáveis: Uma oportunidade para empreendedores comercializarem seus produtos feitos a partir de excedentes ou orgânicos como compotas, antepastos, cup cakes, sanduíches, trufas, café, Kombucha e sucos. Setor Projetos Sociais: O público terá a oportunidade de conhecer melhor o trabalho de projetos sociais, coletivos, movimentos e iniciativas como o Projeto Sabor de Sobra, Prato Consciente, Mesa Brasil e Slow food. Setor Negócios de Impacto: Além de empreender, essas iniciativas trabalham por um mundo melhor, mais justo e consciente. O público poderá conhecer e adquirir produtos como jóias, artesanato, roupas, bolsas, toalhas, ecobags, embalagens e outras soluções sustentáveis. Setor Cultural: É pra chegar de manhã e ir embora só no fim da festa. Teremos Yoga, terapias, sebo de receitas, exposições, expedição de Pancs, oficinas e muito mais. Setor Musical: Festa sem música não é festa! Por isso teremos bandas tocando ao vivo. Mais informações acesse a página do Sabor de Sobra no Facebook. https://www.facebook.com/sabordesobra/ "Feira, festim ou festival? O projeto Sabor de Sobra do curso de Gastronomia da Univille realizará o evento Sustentabilidade, cultura e sabor de sobra. Uma grande festa lixo zero que tem como propósito disseminar práticas sustentáveis de agricultura e produção da nossa região. O evento será dividido setores. Setor Agricultura e produção: Haverá uma feira com produtos da agricultura familiar orgânica como hortaliças, legumes, frutas e temperos. Produtos coloniais da nossa região como mel, aipim, queijos, palmitos, muss, geleias, cucas, pães, bolos e bolachas. Setor empreendedores sustentáveis: Uma oportunidade para empreendedores comercializarem seus produtos feitos a partir de excedentes ou orgânicos como compotas, antepastos, cup cakes, sanduíches, trufas, café, Kombucha e sucos. Setor Projetos Sociais: O público terá a oportunidade de conhecer melhor o trabalho de projetos sociais, coletivos, movimentos e iniciativas como o Projeto Sabor de Sobra, Prato Consciente, Mesa Brasil e Slow food. Setor Negócios de Impacto: Além de empreender, essas iniciativas trabalham por um mundo melhor, mais justo e consciente. O público poderá conhecer e adquirir produtos como jóias, artesanato, roupas, bolsas, toalhas, ecobags, embalagens e outras soluções sustentáveis. Setor Cultural: É pra chegar de manhã e ir embora só no fim da festa. Teremos Yoga, terapias, sebo de receitas, exposições, expedição de Pancs, oficinas e muito mais. Setor Musical: Festa sem música não é festa! Por isso teremos bandas tocando ao vivo. Mais informações acesse a página do Sabor de Sobra no Facebook. https://www.facebook.com/sabordesobra/ "Feira, festim ou festival? O projeto Sabor de Sobra do curso de Gastronomia da Univille realizará o evento Sustentabilidade, cultura e sabor de sobra. Uma grande festa lixo zero que tem como propósito disseminar práticas sustentáveis de agricultura e produção da nossa região. O evento será dividido setores. Setor Agricultura e produção: Haverá uma feira com produtos da agricultura familiar orgânica como hortaliças, legumes, frutas e temperos. Produtos coloniais da nossa região como mel, aipim, queijos, palmitos, muss, geleias, cucas, pães, bolos e bolachas. Setor empreendedores sustentáveis: Uma oportunidade para empreendedores comercializarem seus produtos feitos a partir de excedentes ou orgânicos como compotas, antepastos, cup cakes, sanduíches, trufas, café, Kombucha e sucos. Setor Projetos Sociais: O público terá a oportunidade de conhecer melhor o trabalho de projetos sociais, coletivos, movimentos e iniciativas como o Projeto Sabor de Sobra, Prato Consciente, Mesa Brasil e Slow food. Setor Negócios de Impacto: Além de empreender, essas iniciativas trabalham por um mundo melhor, mais justo e consciente. O público poderá conhecer e adquirir produtos como jóias, artesanato, roupas, bolsas, toalhas, ecobags, embalagens e outras soluções sustentáveis. Setor Cultural: É pra chegar de manhã e ir embora só no fim da festa. Teremos Yoga, terapias, sebo de receitas, exposições, expedição de Pancs, oficinas e muito mais. Setor Musical: Festa sem música não é festa! Por isso teremos bandas tocando ao vivo. Mais informações acesse a página do Sabor de Sobra no Facebook. https://www.facebook.com/sabordesobra/

Mutirão de Limpeza no Ulisses Guimarães
27 de Outubro
8h às 11h
Em frente ao CEI Maria Laura Eleóterio
Rua Cidade de Barretos s/nº - Ulisses Guimarães
Informações: 9 9158-0032 - Schânia

O CEI Maria Laura Eleotério, pela coordenação da Profª Schânia irá mobilizar a comunidade do Bairro Ulisses Guimarães para uma limpeza urbana. Venha conosco e com sua família limpar nossa cidade e conscientizar da importância do encaminhamento correto dos resíduos. Ser Lixo Zero é uma atitude cidadã.

Festa da Primavera
27 de Outubro
11h às 18h
Jardim de Infância Ciranda
Rua General Andrade Neves, 462 - América
Inscrições no local

Celebraremos a Primavera com um evento repleto de atividades especiais desde expositores voltados para o consumo ecológico e palestrantes. Será oferecido almoço e lanches ao longo do dia. A maioria das atividades é gratuita, com contribuição voluntária, e ocorrem no Jardim Ciranda. O encontro traz a proposta também de ""resíduo zero"" de não orgânicos através do uso de materiais reutilizáveis. Há o incentivo ao consumo de produtos orgânicos, bem como exposição de empreendedores que utilizam materiais naturais em seus produtos e se propõe a redução de resíduos, além de brechó de roupas de adultos e infantis. Venha participar de nossa festa! Mais informações: www.facebook.com/jardimciranda

Mutirão de Limpeza - Rua Florianópolis
27 de Outubro
9h às 12h
Rua Florianópolis, 1600 - Itaum
Inscrições: Whatsapp com Silvano: 99927-2229

Convidar um grupo que tenha a mesma vontade de contribuir, neste multirão de limpeza urbana sugiro uma caminhada em um trecho de um quilômetro para recolhimento de lixos nas ruas necessita levar uma vassoura, sacos de qualidade para coleta e muita vontade de tornar seu ambiente social comum que são as ruas em locais mais agradáveis para nós mesmos.

Oficina Infantil: A língua do jardim - Clube do Brê
28 de Outubro
14h às 18h
Museu de Arte de Joinville
Rua XV de novembro, 1400 - América
Inscrições: Whats Clube do Brê (47) 99954-8024

Os pequenos aprendem muito pelo exemplo do dia-a-dia. A gente acorda, faz as correrias, segue a rotina e às vezes não percebe direito o chão que pisa, o ar que respira, o cheiro da chuva, o gosto da fruta, o passarinho que fez ninho no caminho. Na Semana Lixo Zero, convidamos você e o seu pequeno para a Oficina Infantil – A Língua do Jardim. Vamos sentar na grama, conversar sobre a nossa relação com a cidade, ouvir de pertinho o que o Jardim do MAJ tem pra contar, e pintar plaquinhas com mensagens para as pessoas que o vem visitar. *Atividade indicada para crianças pequenas de até 6 anos. ** Dança Circular às 17 h para Encerramento da Semana Lixo Zero com o Espaço Sintonia. Organização: https://www.facebook.com/clubedobre/

Feira: A Sustentabilidade na Produção da Arte na De Concreto
28 de Outubro
15h às 15h40
Shoppig Cidade da Flores - Quiosque 501

O objetivo da exposição é mostrar como o produto na De Concreto é sustentável e não agride o meio ambiente. Márcio estará passando dicas sobre a montagem de vasos de concreto / coquedamas e sua filosofia na construção. Paciência, harmonia, equilíbrio, força, amor são as palavras que define a arte na De Concreto

Oficina: Confecção de brinquedos com material reciclável - Engenheiros Sem Fronteiras
28 de Outubro
9h às 11h
UDESC Joinville
Rua Paulo Malschitzki, 20 - Zona Industrial Norte
Inscrições no local

Os Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Joinville tem como objetivo nesta ação, de utilizar resíduos recicláveis como garrafas pet, papelão, etc. na confecção de brinquedos e entregá-los a crianças carentes do GASP - Grupo de Assistência Social Paraíso.